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Novo operador já transporta mais passageiros

"Já houve um aumento dos passageiros transportados pela nova operadora", afirmou Miguel Pinto Luz em reunião de Câmara
 
Já houve um aumento dos passageiros transportados pela nova operadora de transportes rodoviários de Cascais, revelou, hoje, o vice-presidente Miguel Pinto Luz, durante a reunião de Câmara. Pinto Luz esclarecia os vereadores da oposição que questionaram situações relacionadas com horários, nomeadamente os que servem a zona da Malveira da Serra.
 
Os dados avançados pelo vice-presidente revelam um índice baixo de reclamações, nos primeiros dias da operação de transportes. No primeiro dia, 25 de maio, registaram 60 reclamações, no dia 26, 38 reclamações e este número têm uma tendência de descida, (20 – dia 28, 28- no dia29, 19- no dia 30, 6- no dia 2 de junho, 8- no dia 3) sendo que no último registo, dia 4 de junho só se verificaram 4 reclamações.
 
Todavia, Miguel Pinto Luz revelou que hoje os consultores de transportes, que incluem a Universidade do Porto, vão reunir-se e analisar algumas das questões que motivaram reclamações, nomeadamente as rotas e os possíveis desfasamentos horários.
 
Em relação ao número de passageiros transportados, há registo de um maior número, mas a sua quantificação ainda não foi possível determinar com exatidão, porque a empresa Transportes Metropolitano de Lisboa, responsável pela plataforma tecnológica integradora do sistema de bilhética e de informação ao público, alterou a API, a plataforma tecnológica que gere, entre outras, o número de passageiros transportados, no dia do início da operação do novo operador de transportes rodoviários em Cascais.
 
No que respeita à velocidade média dos novos autocarros, nestes primeiros dias de operação, Pinto Luz salientou que esta é ainda muito baixa, cerca de 20 a 25 quilómetros hora, quando a velocidade média deveria ser de cerca 30 quilómetros hora.
 
Esta situação, que está na origem de alguns atrasos deve-se ao facto de cerca de 90% dos motoristas serem novos dado que a anterior operadora não permitiu a integração dos motoristas e, por isso, não terem ainda conhecimento preciso das rotas e circulam mais devagar.
O vice-presidente referiu que estes e outros dados serão todos coligidos para alterações pontuais e necessários ajustamentos em rotas e horários que vierem a ser considerados.
 
A prestação de serviço pela empresa Cascais Próxima a cidadãos com dificuldades específicas de mobilidade vai continuar assegurou também Miguel Pinto Luz, que divulgou igualmente que esta empresa municipal irá fazer a carreira do Parque Natural, que será efetivada pelo novo autocarro a hidrogénio que foi apresentado em Cascais na passada semana.
 
A continuação da prestação deste serviço pela Cascais Próxima foi questionada pelos vereadores da oposição, mas Carlos Carreiras reafirmou a firme intenção de prosseguir “uma política de inclusão e de respeito pelos valores humanos”.
As carreiras que a Cascais Próxima irá prosseguir são destinadas a cidadãos com determinadas especificidades particulares de deficiência.
JP/CMC
 
 

Cascais Digital

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