Está aqui
Novos Caminhos da Igreja








“Ver jovens a debater a mensagem de Cristo e a forma como cada cristão pode ser um elemento transformador do Mundo, aqui, em Cascais é para mim que sou cristão e católico, profundamente gratificante”. Foi desta forma que Carlos Carreiras se dirigiu aos jovens que este fim- de- semana se encontram reunidos, no Centro de Congressos do Estoril, no âmbito da conferência E+Novar 20.
A temática do encontro é, segundo o padre Jorge Silva Santos, vigário para pastoral de Coimbra “dar palco a todas as interrogações, o que importa é trazer ao debate as questões relevantes e partilhar a experiência de uma Igreja missionária”.
O presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras apontou o exemplo do Papa Francisco como líder dessa transformação e salientou o encontro que manteve, no final do ano passado, com o chefe da Igreja Católica e o convite que lhe endereçou para visitar Cascais, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude que vai decorrer em 2022.
Apontando sempre o exemplo da ação do Papa, Carreiras salientou as realidades da atualidade, ”crises económicas, de exclusão social, de degradação do meio ambiente, crises migratórias, de desgaste das instituições e a perda de credibilidade dos líderes “ como uma situação que se “torna no terreno fértil para o discurso radical e maniqueísta”
São Francisco Xavier, o missionário jesuíta e o exemplo dos princípios de liderança inacianos foram o mote evocado pelo autarca para que os jovens enfrentem com ”coragem, superação e de abertura ao desconhecido os grandes desafios do século XXI”.
Com base da renovação que o Papa imprime ao mundo cristão da atualidade, Carlos Carreiras denunciou o “enfraquecimento corruptor” que é o abandono dos valores humanistas cedendo à “indiferença perante o sofrimento e perante as injustiças sociais”.
“Hoje é preciso inovar em modos de estar e de evangelizar. São precisos novos métodos para transmitir a Boa Nova” sustentou, citando os 12 princípios de liderança do Papa Francisco, sintetizados na obra do autor norte-americano Jeffrey Kermes, dedicada à “liderança com humildade”, do sucessor de Pedro à frente da Igreja de Roma.
Figuras icónicas presentes nos dois dias
Um encontro de jovens, que vai contar com a presença, entre outros, do selecionador nacional Fernando Santos e do cardeal-patriarca, D. Manuel Clemente e que é organizado pela Alpha Portugal sob o lema “Unir para Construir”.
O encontro que se dividirá por palestras e workshpos tem a participação de sacerdotes, pastores e leigos empenhados na transformação da Igreja e tem como “keynote speaker”, o padre canadiano James Mallon, vigário de Halifax, autor do livro “Renovação divina - de uma paróquia de manutenção a uma paróquia missionária”.
A atitude de abertura perante os não católicos e a aproximação com protestantes, luteranos, anglicanos, ortodoxos, muçulmanos e judeus é uma das grandes conquistas do Santo Padre, sublinhada por Carlos Carreiras exemplificando igualmente com a realidade do concelho de Cascais, como espaço de acolhimento cultural e ecuménico.