Está aqui
Novos projetos do Orçamento Participativo concluídos
































O Orçamento Participativo de Cascais continua a dar vida a ideias de munícipes, com a execução de projetos que resultaram do voto direto dos cascalenses. Entre as iniciativas mais recentes, destacam-se intervenções que valorizam o território e reforçam a coesão comunitária.
Reconstrução da Oficina dos Bombeiros de Alcabideche
Com 3574 votos, o projeto OP20/2021 previu a demolição do pavilhão oficinal do Corpo de Bombeiros de Alcabideche e a construção de um novo espaço totalmente requalificado. A proposta, apresentada por José Palha, foi cofinanciada em parceria com a própria corporação, permitindo dotar os bombeiros de melhores condições para a sua missão de proteção e socorro. A visita contou ainda com a atribuição de insígnias a todos os Bombeiros que concluíram o estágio em contexto de trabalho e passaram a Bombeiros de terceira.
Requalificação do Parque Infantil da Praia de Carcavelos
A proposta OP19/2023, da munícipe Paula Vilafanha, arrecadou 4432 votos, permitindo requalificar o parque infantil existente no areal da Praia de Carcavelos. O projeto incluiu ainda a instalação da sinalética “Mãe Estou Aqui”, um ponto de encontro que facilita a localização de crianças que se percam na praia, reforçando a segurança das famílias.
Novas viaturas para a Associação Aqua Carca
Com 4628 votos, esta iniciativa apresentada por Marcelo Branco dotou a Associação Aqua Carca com cinco viaturas elétricas de nove lugares. Este projeto, OP12/2022, permite que o transporte de dezenas de jovens do concelho nas suas deslocações para treinos, aulas e competições nacionais de surf e bodyboard, esteja assegurado, contribuindo ainda para uma mobilidade mais sustentável.
Reabilitação da Estudantina Recreativa de São Domingos de Rana
A proposta do munícipe Pedro Amorim, OP22/2016, que somou 929 votos, assegurou obras de requalificação da Estudantina Recreativa de São Domingos de Rana. Esta instituição centenária, com 97 anos de história, tem desempenhado um papel fundamental na promoção cultural, desportiva e recreativa da comunidade. Os trabalhos vieram permitir a legalização do edifício e a continuidade da sua missão de unir gerações através da cultura e do desporto.
O Orçamento Participativo de Cascais reafirma, assim, o compromisso de dar voz aos cidadãos e concretizar projetos que respondem às necessidades da comunidade, fortalecendo a participação cívica e a qualidade de vida no concelho.
CMC | IM | AG | LB | MC