CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

O atleta, o artista e o cidadão eis o Global Ocean

Desporto, arte e consciência ambiental tomaram conta de Cascais no sábado com mais de 200 atletas numa prova de águas abertas, da praia do Tamariz à praia da Ribeira.

Juntar desporto, arte e consciência ambiental num só evento é o propósito do Global Ocean, que é como quem diz, nadar em vários meios, do desportivo ao cívico, passando pelo artístico.

"O desporto pode ter esse papel de embaixador desta temáticas, sensibilizando a população para as questões ambientais e este é um projeto inovador", disse o vereador da Câmara Municipal de Cascais Francisco Kreye.

No final das provas de natação em águas abertas, era inaugurado no Visitor Center, na Paraça do Município, uma exposição de arte criada com material recolhido em ações de limpeza das prais e do oceano.

Álvaro Cardoso, organizador e criador do conceito Global Ocean, convidou sete artistas plásticos que aceitaram o seu desafio.  

Mas este evento começou a 7 de junho com a realização do Webinar “Mundos à descoberta – Ocean’Art”.

Neste sábado, dia 18, mais de 200 atletas partiram da praia do Tamariz realizando uma prova de natação em águas abertas num percurso de 2000 metros até à praia da Ribeira. Nesta praia os mais novos lançavam-se ao mar para um persuirso mais reduzido (150 mts e 300mts).

Um domingo em cheio

Com o apoio da autarquia um conjunto de embaixadores, com o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras à cabeça, promove este conceito inovador que satisfaz vários público, sobretudo vários propósitos.

Desde logo, a prática saudável do exercício físico, ao qual se junta a divulgação de desportos não poluentes, como a Natação, o Surf, a Vela, a Canoagem, o Paddle, o Mergulho e a Natação de Águas Abertas. Mas, como o propósito não é só o de envolver os praticantes destes desportos, mas sim captar novos praticantes, então o evento promove também este do,minmgo aulas e experiências gratuitas para a população.

Depois vem, também este domingo, a parte cívica e a consciência ambiental com uma palestra sobre a proteção dos Oceanos, que decorre no Hotel Baía e, na Praia da Ribeira, decorrerá uma ação de limpeza da praia e do mar.

E, como diria o cientista francês do século XVIII, Antoine Lavoisier, “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, também aqui o resultado da limpeza do oceano é matéria-prima para a atividade criativa, obras que são expostas no Cascais Center, na Praça 5 de Outubro.

Só que, ao contrário do conceito da “Arte pela Arte”, criado por contemporâneos de Lavoisier, aqui, a Arte tem um propósito que é o de promover uma Educação Ambiental sustentável, obras que pode ver no Visitor Crnter. o ciclo fecha-se no domingo com o dia dedicado ao desportos: fitness, natação em águas abertas, surf, mergulho e apeneia, padlle e vela, que toda a população pode experimentar gratuitamente. CMC/HC/BN

+info

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0