CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

O Leão Rampante do SCP nasceu em Cascais

O Leão Rampante que a bandeira do Sporting Clube de Portugal ostenta nasceu em Cascais.

É quase impossível encontrar grandes momentos na vida política, económica e social de Portugal nos quais Cascais não tenha tido algum tipo de participação direta ou indireta.

E isto aplica-se também ao Desporto. E vale a pena recordar, agora que o rugido do Leão ecoa após a vitória no campeonato nacional de futebol da época 2010/21, a ligação do Sporting Clube de Portugal a Cascais.

Sabia, por exemplo, que o Leão Rampante que a bandeira do Sporting Club de Portugal ostenta nasceu em Cascais?

Pois é verdade. Como diz o hino de Maria José Valério, “O Sporting Nasceu um dia…” (em Cascais).

O “Leão Rampante” foi repescado da heráldica de Dom Fernando de Castello-Branco – Presidente da Câmara Municipal de Cascais e principal promotor do "football" no Sporting Clube da Parada pelo Visconde de Alvalade.

Ou seja, o nome, o símbolo e até a cor do Sporting atual nasceram desta história que quase ninguém conhece e que se passou em Cascais… Nessa conversa havida em Cascais, Dom Fernando terá autorizado o Visconde de Alvalade a utilizar o seu leão como símbolo do novo clube, mas pediu-lhe - para o diferenciar do sporting Clube da Parada de Cascais - cuja cor era o azul, utilizasse o verde como cor oficial.

Nascido em 1906, com o nome de Grande Sporting Clube de Portugal, contou entre os seus fundadores com José Alvalade, Alfredo das Neves Holtreman (Visconde de Alvalade), José e António Stromp e José Cordeiro Ferreira Roquette, entre outros.

José Alvalade formulou logo um célebre voto: 'Queremos que o Sporting seja um grande clube, tão grande como os maiores da Europa'.

Poucos também sabem que o Sporting Clube de Portugal foi o único clube do mundo ao qual Nelson Mandela foi filiado, graças ao seu então presidente José Roquette, que conseguiu o feito numa viagem à África do Sul, em 1997, para inaugurar núcleos do Sporting em Pretória e Joanesburgo. Pelo meio teve oportunidade de falar com Nelson Mandela e conseguiu conquistá-lo para a torcida leonina. S.R.S.

 

 

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0