CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

O papel da Arte Urbana nas Comunidades

Visita à Associação “Somos Torre”

Contam histórias, partilham valores culturais e sorrisos. São verdadeiras galerias ao ar livre e têm cada vez mais visitantes. Em Cascais a arte urbana está a ganhar projeção, ao mesmo tempo que muda a vida de jovens e das comunidades. As obras foram criadas através do Festival Infinito, uma iniciativa organizada pela Associação “Somos Torre” que junta artistas de street art a jovens do concelho. Um exemplo inspirador de como as comunidades se podem unir para criar arte.

“Entrei na organização na segunda edição e, a partir daquele momento, acabei por perceber que havia ferramentas que eu podia usar a meu favor. Hoje crio coisas e pinto, que é uma coisa que curto fazer,” revelou o artista Carlos Stock, no âmbito da visita do ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, e do presidente da Câmara Municipal de Cascais, ao espaço da associação.

 

É apenas um dos exemplos de como o Festival Infinito está a ajudar os jovens e as comunidades de Cascais, tal como uniu o Bairro da Torre.

Tudo começou com um projeto de requalificação urbanística, liderado por um grupo de jovens que formou a Associação Somos Torre com o apoio da autarquia. Através desta iniciativa, o bairro foi ganhando novas cores, sorrisos e histórias que tiveram um grande impacto na comunidade. Em 2018, surge o Festival Infinito - Festival de Arte Urbana da Torre que contou com 8 artistas, nacionais e internacionais, a fazer intervenções em oito empenas do bairro, durante oito dias. A galeria da Torre ficou ainda mais incrível, contanto atualmente com mais de 20 obras artísticas, apresentadas pelos responsáveis do projeto, em visitas guiadas organizadas.

Estas galerias impressionaram os cascalenses e, nas seguintes edições o Festival já chegou a mais locais do concelho. Hoje em dia é possível visitar galerias de arte urbana no Bairro Alice Cruz, Fim do Mundo, Adroana, Alcoitão, Abuxarda, na Rua Amarela (centro de Cascais) e até nas escolas.

A 4.ª edição do Festival Infinito está a decorrer entre o dia 19 e 26 de setembro. Desta vez, conta com oito artistas a dar cor a oito escolas do concelho.

CMC/FMC/LB/PR/RP

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0