CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

O Paredão de Cascais “Entre Linhas”

A arte é para todos e está bem à vista no Paredão de Cascais

A Câmara Municipal de Cascais associa-se ao À Linha – Coletivo (@alinha.coletivo) criando a exposição “Entre Linhas”, dando a oportunidade a treze artistas do concelho que compõem esta associação, de exporem vinte e seis obras originais de 13 artistas com ligações a Cascais: Cristina Gil, Isabel Rocha Leite, João Catarino, Joana Mollet, Mariana Cortez Herédia, Mário Godinho, Oliver Huntrods, Patrícia de Herédia, Paulo Paz, Paulo Pina, Ricardo Tadeu Barros, Sandy Leslie, Tim Madeira e com curadoria de Catarina Pombo Nabais.

" Temos por hábito ocupar este espaço no Paredão de Cascais-Estoril com imagens que têm a ver com sensibilização ambiental. Hoje experimentámos algo diferente e vamos sensibilizar através da cultura para não deixarmos os transeuntes indiferentes e que se surpreendam também com este lado da parede, oposta ao mar", afirma Joana Balsemão, vereadora da Câmara Municipal de Cascais que aproveitou para anunciar que brevemente irá ser apresentado o projeto de requalificação do Paredão.

" Esta exposição surgiu durante o confinamento em que estávamos todos fechados, e a urgência de trazer a arte para a rua, de expor quer foi algo que ficou cancelado durante tanto tempo, tornou-se gritante, reunimo-nos e viemos propor esta exposição à Câmara que nos acolheu tão bem e hoje é uma alegria estarmos aqui em contato com a praia, com o paredão, com as pessoas", refere Catarina Pombo Nabais, curadora da exposição

O mote da exposição é a paixão comum pela geografia da Linha de Cascais. Cada artista recriou, com uma visão única e linguagens distintas, as linhas que percorrem da terra ao mar, os três quilómetros do Paredão Cascais – Estoril.

"A arte não pode ficar confinada a quatro paredes, tem que vir para a rua, para as pessoas terem um mais fácil acesso, porque não há melhor palco que a rua. Se houver sempre esse cuidado de quando se mostrar arte na rua ser no sítio certo e com a exposição certa tenho a certeza absoluta que há-de resultar sempre. Nesta exposição está bem à vista que resultou muito bem", afirma Paulo Pina, um dos artistas que criou duas obras propositadamente para integrarem esta mostra.

O entusiamo é partilhado ppor outro dos artistas que integram o coletivo: "A partir de agora vamos trazer mais esta ideia porque acho que é uma maneira ótima de arte chegar mais perto a toda a gente", garante Ricardo Tadeu Barros que comprou uma t-shirt propositadamente para esta inauguração com o slogan: "Art is for everybody" (a arte é para todos).

Foi na paixão pelo sol, pela areia e pelo mar e nessa quietude do espírito que se coseram as ideias do coletivo, a grande maioria muito experientes no universo artístico, unindo-os numa associação. Propõem-se captar a atenção do público para com ele poder partilhar um mundo de abordagens artísticas criadas por talentos desejosos de se revelar em múltiplas exposições, demonstrações e outras ações.

"Uma linha é o elemento essencial da composição visual; forma-se através de um conjunto de pontos, independentes entre si, mas que, em conjunto, traçam um caminho que os une", é como se apresenta este coletivo.

Paula Lamares | Ana Guerreiro | Carolina Barbosa | CMC

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0