CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

O pato e o nabo não se repelem

No programa o Chef regressa à escola Tomás Gomes explica-nos. O que faz o nabo e o mel no pato com laranja?

O chef foi convidado a preparar um arroz de pato para o almoço da pequenada. E os miúdos não pouparam na hospitalidade. Na Escola Básica Rómulo de Carvalho, em S. Domingos de Rana, por onde passou Tomás Gomes convidado do programa “o Chef Regressa à Escola”, os cartazes davam conta disso e eram apenas os primeiros sinais.

Já na cantina os miúdos da pré-primária ofereciam ao chef Tomás Gomes um livro com desenhos alusivos ao tema. Miminhos que o chef não se fez rogado na altura de retribuir.

Na cozinha estava tudo preparado. As coxas de pato cozidas, o arroz pronto para ser cozinhado. Ora foi aqui que o chef decidiu: “Vamos recozer o pato!” - Recozer? – É verdade. E ali ficou em fila de espera para o tacho. No tacho avançava o refugado. Condimentos habituais, mais o nabo…

- NABO, chef?

- Claro! É um legume desta época que liga muito bem.

É uma prática deste chef juntar sempre produtos da época. Na verdade arroz de pato pode-se comer em qualquer época do ano, mas com nabo só mesmo no Outono ou Primavera.

- Identifico-me muito com estas combinações de produtos de temporada. A terra dá-nos nabos, dá-nos laranja, couve-flor, beringelas…

- Está explicado chef.

Continuemos pois. De seguida, acrescenta-lhe a cenoura, a laranja e o mel.

- MEL chef?

- O mel dá-lhe alguma doçura que combinada com a acidez da laranja fica muito bem.

Nisso pusemo-nos de acordo, que o digam os chineses que usam e abusam do agridoce. Mas as chinesices iam continuar. O Chef Tomás Gomes estava ali para nos surpreender e tratar de carregar o refugado com soja. Agora é que, confesso, não percebi. Se estava dado o tom asiático para quê exagerar?

Ora ficamos então a saber que a soja substitui muito bem o sal e o saldo positivo para a saúde da pequenada é grande. Venha lá então a soja.

A curiosidade à reação da pequenada brotava como água na boca. Fizemos aquele ar malandro de quem augura sarilhos. E fomos todos surpreendidos.

O repasto foi uma grande festa e os miúdos mostraram-nos afinal como o Pato e o Nabo não se repelem.

Esta quarta-feira (11 de dezembro 2019) o Chef Miguel Laffan estará na Escola Básica dos Sassoeiros.

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0