CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

O XV Congresso Internacional de Cidades Educadoras já começou

Até ao dia 16 de novembro, o Centro de Congressos do Estoril vai ser palco de debates relacionados com as questões da educação, ambiente, cidadania participativa e espaço público.
 Esta é a primeira vez que o Congresso Internacional das Cidades Educadoras se realiza em Portugal e chega a Cascais no ano em que o concelho é Capital Europeia da Juventude. 
A abertura do congresso foi realizada pela Orquestra Juvenil de Cascais a entoar o Hino das Cidades Educadoras no átrio de Centro de Congressos do Estoril. Posteriormente, todos os participantes se dirigiram ao auditório onde foram realizados os discursos de boas vindas e introdução ao XV Congresso Internacional de Cidades Educadoras. A cerimónia de abertura terminou com espetáculo de dança organizado pela Escola de Dança Paula Marques em conjunto com a CERCICA, sob o tema “Dança Inclusiva”, que animou os presentes.
 
Miguel Arrobas acompanhou todo o processo de organização deste congresso desde 2016, ano em que a cidade do Rosário passou o testemunho a Cascais. O diretor do XV Congresso Internacional de Cidades Educadoras disse que, nos próximos dias, “os momentos altos vão ser as mesas temáticas em que vamos ter três painéis de oradores que nos vão falar um pouco da convivência, do sentimento de pertença e de todos estes temas que são os eixos do congresso das cidades educadoras”. Miguel Arrobas acrescentou ainda que vão ser apresentadas “muitas experiências de muitos locais do mundo, todas viradas para a coesão social e o que esses locais fazem para a atingir e a conseguir no seu máximo”. O diretor adiantou que para discutir esse tema também “vamos ter uma mesa de seis presidentes que vêm aqui, incluindo o presidente da Câmara Municipal de Cascais, falar sobre a experiência do seu município e aquilo que fazem em prol da coesão social”, sublinhou. 
 
Miguel Àngel Essomba, presidente delegado da Associação Internacional de Cidades Educadoras, descreveu que Cascais “é uma vila maravilhosa com um forte espírito educador, basta passear pelas ruas para nos darmos conta do espírito educativo que está por trás de cada rua”. O presidente delegado acrescentou que isso se vê “quando observamos as escolas de música, dança ou arte, os clubes desportivos e toda a paixão que há em Cascais por fazer com que as pessoas sejam protagonistas". Afirmando ainda que "esta é a melhor educação, a que vai muito mais além das aulas”.  
 
Ao longo dos próximos dias, mais de 700 participantes oriundos de 118 cidades de 24 países diferentes vão estar em Cascais para assistir e debater as questões relacionadas com a educação das cidades. Durante o congresso, estes temas vão ser desenvolvidos através de três eixos orientadores: “Desenhar a cidade a partir das pessoas, das suas necessidades e aspirações”, “A convivência para o sentimento de pertença” e “A cidade para as pessoas e seus projetos de vida”.
 
A cerimónia de abertura do congresso contou ainda com a presença de Mónica Fein, Intendenta do Rosário, cidade Argentina que organizou a edição anterior do congresso; de Catarina Marques Vieira, Comissária para a Capital Europeia da Juventude, e de Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais.
 
No primeiro dia do congresso decorreu ainda a Assembleia Geral da AICE e a apresentação da associação às cidades que não fazem parte da mesma.
 
F.M.C.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0