CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

"Oficina de Espantos" de Alexandre Faria é lançado no Parque Marechal Carmona

O livro reúne poemas e obras de fotógrafos convidados

"Aos poetas que não desistem de melhorar o mundo", é com esta dedicatória que Alexandre Faria abre o seu último livro que, esta segunda-feira, foi apresentado no auditório ao ar livre do Parque Marechal Carmona, marcando assim o muito aguardado reínicio dos eventos culturais com a presença de público. 

"Oficina de Espantos" é também um tributo à já falecida mãe do autor, a jornalista Maria Virgínia Aguiar que tinha por hábito levar o filho para as redações dos jornais desde tenra idade. Sendo as próprias redações onde se desenrolava toda a ação de criar noticia, as ditas oficinas de espantos que dão nome à obra que se declama em cinco partes: os quatro elementos da natureza - Fogo, Terra, Água e Ar e, ainda, o quinto elemento acrescentado pelo autor - a Alquimia da Condição Humana.

A poesia, tida aqui como arte insurgente, é valorizada por um grupo de 12 fotógrafos de várias partes do mundo que se tornam os habitantes naturais da "Oficina de Espantos", tanto no livro, como nas próprias redações dos jornais, ambiente em que Alexandre Faria cresceu e que contagiou o seu olhar virgem de criança. Tal como na infância, também agora, Alexandre Faria encontra a poesia no coração de cada imagem única e irrepetível. 

"Esta é uma viagem através dos sentidos, dos elementos da natureza que acabam por se fundir num quinto elemento que é a condição humana, ou seja, tudo aquilo que permite a expressão artística. Através da escrita e da imagem quis, assim, dar uma mensagem de esperança nestes tempos difíceis que vivemos", referiu Alexandre Faria na apresentação do livro que contou com a presença do presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, do presidente da Fundação D. Luís I, Salvato Telles de Menezes, entre outros convidados, amigos e família do autor. (PL)

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0