CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Pacto Local para a Empregabilidade e Empreendedorismo Jovem lançado hoje

Saiba que programas para a empregabilidade jovem existem em Cascais
Foi esta quinta-feira, 10 de dezembro, lançado o Pacto Local para a Empregabilidade e Empreendedorismo Jovem. Um pacto de colaboração que visa unir esforços do Poder Local em torno da resposta à crise económica e social criada pela pandemia mundial de Covid-19 e consequente elevada taxa de desemprego dos jovens. Cascais foi dos primeiros municípios a aderir a este Pacto Local que conta já com a adesão de 14 municípios. 
 
Cascais foi convidado, na pessoa do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, para abrir o seminário online que lançou esta iniciativa. Um reconhecimento das boas práticas que o município tem tido através das suas políticas públicas de empregabilidade e de apoio à qualificação e ao empreendedorismo dos jovens.
 
o mesmo afirmou foi Bruno António, organizador do seminário e coordenador da Dypall, uma plataforma que visa o desenvolvimento da participação dos jovens a nível local e entidade dinamizadora desta iniciativa. “Este pacto local pode fazer uma diferença no que é a vida dos jovens e do seu papel na comunidade, por isso trazer a Câmara de Cascais a esta iniciativa é também reconhecer o trabalho que Cascais tem feito nessa matéria”, referiu o coordenador. 
 
 “Existe em Cascais uma situação inversa à que acontece no país: O desemprego jovem tem percentagens inferiores aos níveis de desemprego nacionais”, assinalou Carlos Carreiras ao afirmar que isso se deve ao facto de em Cascais há muito que o emprego e qualificação dos jovens são uma das prioridades das políticas municipais. A Câmara Municipal de Cascais criou, inclusive, um serviço municipal especifico único no país - a Divisão de Empregabilidade e Talento. 
 
Mas, o presidente da Câmara de Cascais alerta para a subida do desemprego jovem desde o inicio deste ano, como consequência da pandemia de Covid-19, “ Temos mais 1100 jovens no desemprego do que em janeiro de 2020”, esclareceu o autarca que defende a necessidade de fomentar a autonomia jovem - traduzida em emprego e habitação -  para a realização de uma sociedade mais desenvolvida e competitiva. 
 
A captação de ensino universitário para o concelho, a aposta forte no ensino técnico-profissional, mas também o investimento na rede escolar foram apontados por Carlos Carreiras como parte da estratégia que Cascais tem vindo a desenvolver para combater o desemprego jovem. “O que nos deixa mais preparados e com mais capacidade de resposta para enfrentar esta crise económica e social deixada pela pandemia mundial”, afirmou o presidente da Câmara Municipal.    
 
Veja aqui alguns dos programas e iniciativas que pode encontrar em Cascais na área da empregabilidade, formação e empreendedorismo vocacionado para jovens: 
 
Programa de 8 meses para jovens até aos 29 anos, que inclui experiência em contexto de trabalho em serviços do universo municipal de Cascais, formação em soft skills e consultoria individual de percurso profissional. Para muitos, esta experiência é a primeira linha do seu CV, que lhes permite concorrer a ofertas de trabalho tendo experiências prévias para apresentar. Para outros jovens funciona como oportunidade de exploração vocacional para uma escolha mais consciente da carreira profissional. A 3ª edição iniciou a 30 outubro 2020, com 44 jovens colocados em diversos serviços municipais, incluindo alguns jovens com necessidades especiais de empregabilidade.
Saiba mais aqui
 
Programa dinamizado pela DNA Cascais, com a colaboração da Câmara Municipal de Cascais, que permite a realização de estágios profissionais remunerados em entidades privadas, oferecendo comparticipação de custos às entidades empregadoras e formação e consultoria aos estagiários. Não sendo um programa exclusivo para jovens, cerca de metade dos participantes na última edição tinham até 30 anos. Nesta última edição (3ª ed.) ficaram colocados após o estágio 76% dos estagiários. Até 10 dezembro, decorrem as candidaturas para a 4ª edição que decorre de fevereiro a julho 2021.
Saiba mais aqui
 
Cidade das Profissões de Cascais disponibiliza Consultoria de Percurso Profissional e Consultoria de CV, que são respostas individuais e à medida das necessidades de cada jovem munícipe no que concerne orientação de carreira, balanço de competências e metodologia de procura de emprego. Organiza ainda workshops variados, dinamizados por parceiros, e oficinas formativas certificadas que melhoram o conhecimento do mercado de trabalho e promovem o desenvolvimento de competências. 
Saiba mais aqui 
 
A Câmara Municipal de Cascais é parceira do projeto Cascais Surf para a Empregabilidade, programa promovido pela associação Surf Social Wave. O programa tem a duração de cinco semanas e promove competências para a empregabilidade e empreendedorismo, através do apoio à criação do próprio negócio. Até 18 janeiro de 2021, decorrem as candidaturas para a 8ª edição.
Saiba mais aqui
 
A DNA Cascais disponibiliza, ainda, atendimento especializado - Apoio ao Empreendedor/a para apoiar jovens e menos jovens na definição do seu projeto empreendedor, acesso a financiamento e plano de negócio. 
 
A Câmara Municipal de Cascais possui, ainda, um vasto programa de Voluntariado jovem que promovem a aquisição de experiências e o desenvolvimento de competências valorizadas no mercado de trabalho. Saiba mais aqui
 
 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0