CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Parabéns Parede Foot-Ball Club!

O PFC celebra 95 anos esta quarta-feira, 8 de fevereiro

Foi o Futebol que lhe deu a origem e o nome em 1928. Mas, também se viria a destacar no Atletismo e no Ciclismo. Todavia, foi o Hóquei em Patins que despertou grande entusiasmo nos idos anos 50 do século passado. O Parede Foot-Ball Club cresceu e evoluiu. A escassos cinco anos para entrada direta no clube dos centenários, conta hoje com quase três centenas de atletas. O PFC soube acompanhar o seu tempo e responder às novas exigências dos seus sócios que têm, atualmente, à sua disposição novas modalidades para todos os escalões etários. Mas, é o Hóquei em Patins, cuja equipa principal disputa a competitiva 1ª Divisão, que continua a despertar paixões entre adeptos e atletas. 

Esta quarta-feira, foi dia de festa no Pavilhão da Escola Secundária Fernando Lopes Graça, onde sócios, atletas, convidados e amigos do PFC celebraram estes 95 anos de vida, de História com muitas histórias dentro. A data foi assinalada com muita alegria entre os atletas dos vários escalões e modalidades que entusiamaram o público presente com as pequenas exibições do seu já grande talento em cima dos patins, seja de forma mais artística ou em velocidade. 

" O PFC é um clube emblemático da freguesia de Carcavelos-Parede e do concelho de Cascais, um clube responsável pela promoção da atividade física em centenas de crianças e naquilo que é o Hóquei em Patins também um dos clubes de referência a nível nacional. Por todos os motivos o PFC está de parabéns", salientou Francisco Kreye, vereador com o pelouro do Desporto da CM de Cascais.

Para assinalar a data o Clube distinguiu alguns dos seus melhores atletas pelas suas prestações a nível nacional e internacional, assim como colaboradores e treinadores que dedicaram a sua vida e carreira ao Parede Foot-Ball Club.  

Um pouco de história

Fundado em 8 de fevereiro de 1928, o Parede Foot-Ball Club, Parede Futebol Clube ou simplesmente PFC, contava já com 65 sócios e reunia-se na Alfaiataria Moderna ou na casa de Manuel Parente, até que em 1929 se estabeleceu na sua primeira sede, Rua Capitão Leitão.

O clube viu nascer o seu primeiro campo de futebol – o Campo do Mato Frade – nos terrenos a norte da quinta da Condessa d’Edla, propriedade de Almirante Nunes da Mata, que os fundadores tiveram de terraplanar. No jogo inaugural, realizado em 1928, venceria o Oeiras Futebol Clube, participando, em 1930, no Campeonato da Associação de Futebol de Lisboa.

A modalidade passou, então, a ser praticada no Campo do Bairro Olival, até que o desenvolvimento urbanístico da Parede obrigasse a nova mudança de instalações, desta vez para um terreno a poente da Quinta do Grandela, onde hoje se situa o bairro de Santa Terezinha. Utilizaria este campo até 1956, vindo, depois, a envidar esforços para jogar em campos emprestados, o que acabaria por conduzir à cessação da atividade da equipa.

Para além da secção de futebol o Clube contou com uma secção de atletismo – que conquistou o primeiro troféu em 1933: a Taça Leite da Mota – assim como uma secção de ciclismo, cuja primeira vitória ocorreu em 1931, no Grande Prémio do Outono, organizado pela Sociedade de Propaganda da Costa do Sol.
Ainda assim, sob a égide de Augusto Osório Pereira, a modalidade que mais entusiasmo parece ter suscitado foi o hóquei em patins, que em 1954 passou a constituir uma secção autónoma.

A primeira taça conquistada nesta modalidade permitiria, desde logo, o ingresso na Divisão de Honra na época de 1949-1950. Em 1954 a equipa venceu o Campeonato Nacional da 2ª Divisão.

Em 1966 o jogador Manuel Cardoso foi convocado para a Seleção Nacional, vindo, então, Portugal a sagrar-se vice-campeão mundial. Já em 1975, José Carlos Gomes foi campeão europeu de juniores, integrando, depois, a Seleção Nacional de Seniores que venceu o Campeonato do Mundo de 1982. No final da década de 1950, o PFC organizou também uma equipa de futebol de salão.

O clube mudar-se-ia para o pavilhão polidesportivo situado na Rua Marquês de Pombal, erguido com a colaboração de algumas entidades oficiais e da população local. Todavia, esta estrutura acabaria por ser demolida, mudando-se o clube, em 2009, para a Escola Secundária Fernando Lopes Graça, com a qual estabeleceu um protocolo de forma a poder usufruir das suas instalações.

Atualmente, o Parede Futebol Clube dirigido por João Salgado promove sobretudo as modalidades de hóquei em patins, patinagem artística, patinagem de velocidade e taekwondo, estando prevista para breve a criação de uma escola de futsal.

O Parede Foot-Ball Club inaugurou em 2019, uma nova sede social, na Avenida Comandante Gilberto Duarte e Duarte, na Parede, esta sede que irá acolher uma dinâmica desportiva adaptada a diferentes gerações é um importante marco para a vida do Clube.

O Parede Foot-Ball Club atualmente tem cerca de 287 atletas, distribuídos pelas modalidades de Hóquei em Patins, Patinagem Artística, Patinagem de Velocidade (patins em linha), Dança e Shorinji Kempo (Artes Marciais).

CMC | PL | MC | PS

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0