CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Parede vai ter polo cultural de grande relevância

A Casa Reynaldo dos Santos tem reconhecido valor patrimonial no núcleo histórico da Parede

Por via de mais um importante investimento da Câmara Municipal de Cascais, a Parede vai ser dotada de um polo cultural de grande relevância, com a entrada em pleno funcionamento da Casa Reynaldo dos Santos e Irene Quilhó dos Santos, que se consagrará à investigação, divulgação e caracterização dos espólios de eminentes figuras da nossa contemporaneidade doados ao Município de Cascais e disponíveis para fruição pública.

Com um investimento de €1.350.000,00 (Um milhão, trezentos e cinquenta mil euros), a remodelação da Casa Reynaldo dos Santos e Irene Quilhó dos Santos, na Parede, tem em vista a sua recuperação, adaptação e ampliação para a receção dos espólios de Reynaldo dos Santos, Maria de Sousa, Irene Quilhó dos Santos e Luis Alberto Quilhó Jacobetty, entre outros. Prevê-se uma vertente de divulgação conjunta de Ciência e Arte, disponibilizando diversos espaços da casa e do jardim.

Saiba mais sobre este projeto pela Arte e pela Ciência aqui

"Esta é uma ideia transmitida ao Presidente da Câmara Municipal pela Profª Maria de Sousa que muito ansiava por criar um Centro onde se pudesse fazer o estudo das relações entre as diversas manifestações artísticas e científicas, sabendo ela muito bem que esta Casa tinha pertenciado à viúva de Reynaldo dos Santos que era um grande médico, mas também um grande historiador de arte e um crítico de arte", referiu Salvato Teles de Menezes, Diretor do Conhecimento, Património e Promoção Cultural, acrescentando que "este é o sítio ideal para concretizar este projeto".   

Desta remodelação fará parte a reabilitação, conservação e restauro dos espaços interiores e exteriores com reconhecido valor patrimonial no contexto do núcleo histórico da Parede, dotando-os de condições de funcionalidade, conforto e segurança, com respeito pelos sistemas construtivos existentes bem como pela traça original do edifício.

A intervenção tem por objetivos a remodelação dos vários pisos do edifício, de modo a dar satisfação ao programa de ocupação, o qual inclui a recuperação e a adequação da Casa à receção dos espólios de Reynaldo dos Santos, Irene Quilhó dos Santos, e de seus filhos João Carlos e Luis Alberto Quilhó Jacobetty. Prevê-se ainda o acolhimento do espólio de Bartolomeu Cid dos Santos, nomeadamente o acervo de gravura.

Saiba mais sobre estes espólios aqui 

Esta intervenção pressupõe o ajuste de alguma compartimentação interior, a adaptação a pessoas de mobilidade reduzida - que inclui entre outros, a instalação de um sistema mecânico de elevação - e a promoção de condições de adequada conservação dos documentos e objetos. A ampliação por meio de um novo corpo edificado - a partir da demolição das construções existentes - com uso complementar, destinado à instalação de uma Sala Multiusos, área de arquivos para acolhimento do espólio da Profª Maria de Sousa, e ainda de um conjunto de instalações sanitárias de apoio, uma delas com condições de utilização por pessoas com mobilidade reduzida.

A requalificação do jardim, melhorando o sistema de acessos e as condições de iluminação geral e específica, valorizadora de elementos pontuais. Procura-se ainda, a partir de uma reconfiguração dos espaços, potenciar a realização de eventos e outras atividades de carácter lúdico-cultural ao ar-livre. Prevê-se que as obras estejam concluídas em março de 2023.

Em 2004 esta casa foi entregue ao Município de Cascais, por doação de Irene Quilhó dos Santos, com o recheio existente e um magnífico espólio documental (bibliográfico, arquivístico e fotográfico) que contém os arquivos pessoais de Reynaldo dos Santos, de Irene Quilhó e de seus filhos João Carlos e Luís Alberto Quilhó Jacobetty. De características Art-Déco, a Casa Reynaldo dos Santos e Irene Quilhó dos Santos foi mandada construir em 1930 por Eugénio da Silva Teles. Em 1989, foi recuperada e adaptada por Irene Quilhó para sua habitação permanente, após a venda da casa de Reynaldo dos Santos em Lisboa.

CMC | PL | CB | CM

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0