CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

“Pensarmo-nos Cascais” promove saúde emocional dos jovens

Encontro virtual vai juntar 80 jovens de todo o mundo.

Em maio, a Fundação Scholas Ocurrentes, em parceria com a Divisão de Juventude da Câmara Municipal de Cascais, vai dar início ao programa virtual de pensamento orientado para a saúde emocional e mental dos jovens. “Pensarmo-nos Cascais” pretende criar um espaço de partilha onde os jovens podem falar sobre si próprios e das suas experiências desde a privacidade da sua casa.

Nos últimos meses, o mundo foi abalado por um acontecimento totalmente inesperado: a eclosão da pandemia Covid-19, que se espalhou rapidamente por todos os cantos do mundo. O distanciamento social e o isolamento foram as medidas mais comuns para prevenir e quebrar a cadeia de contágio. As consequências que este fenómeno pode causar são extensas. O isolamento social aumenta os sentimentos de stresse e ansiedade, e os especialistas concordam que as pessoas passam a sentir-se oprimidas, com medo, tristes, com raiva e a sua atitude pró-social diminui.

Nesta época em que o mundo parece parado, os jovens de todo o mundo são convidados a continuar a participar num espaço virtual onde podem encontrar-se. Pretende-se ir mais além: pensar não significa apenas refletir, mas também cuidar do Outro, ouvir as suas dores e sentimentos e partilhá-los num espaço seguro para demonstrar e fortalecer o vínculo entre educação e saúde emocional.

O programa do "Pensarmo-nos Cascais" compreende um ciclo de cinco encontros virtuais - nos dias 12, 19, 26 de maio, 2 e 9 de junho - (um exploratório, três de pensamento e um de celebração), no qual um grupo de 80 jovens, entre os 15 e os 18 anos, provenientes de diferentes países e contextos vão realizar uma experiência educativa a partir do pensamento. Cada encontro virtual compreende um total de 2 horas, que são compostas por um espaço inicial comum, um espaço em pequenos grupos, onde será abordado um tema ou uma palavra, e um espaço de partilha.

Através do programa “Pensarmo-nos”, a Fundação Scholas Ocurrentes e a Câmara Municipal de Cascais, através da Jovem Cascais, têm o grande objetivo de melhorar o bem-estar e a saúde emocional e mental dos jovens num contexto de crise e grandes desafios, a começar pela educação.

As inscrições estão abertas até dia 11 de maio através de formulário online

Mais informações aqui

SJ/CMC

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0