CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

“Pequenos (grandes) gestos”

Munícipes comprometem-se pelo ambiente

A decorrer até ao final do mês no Mercado da Vila, em Cascais, a Campanha “Pequenos Gestos” pretende sensibilizar a comunidade para a redução da utilização do plástico. Durante este mês, realizaram-se já, no Mercado da Vila, três ações de oferta de kits sustentáveis (dia de arranque e dois sábados). As próximas ações de entrega de sacos gratuitos decorrem nos dias 24, 25 e 31 de outubro.

Seguindo o lema “Pequenos Gestos”, a campanha traduz-se num pequeno gesto pedido aos munícipes, o qual consiste na resposta a um questionário com adoção de um compromisso que contribua para a redução da utilização do plástico, a bem do planeta. Do lado do município, o pequeno gesto é a oferta de um kit sustentável composto por 1 saco exterior e 5 sacos interiores feitos de algodão sustentável (GOTS) de tamanhos diversificados para compras diversas.

No total foram já entregues 840 kits de sacos reutilizáveis aos cidadãos que se comprometeram em mudar hábitos a bem do planeta. Este kit de sacos, para além de amigo do ambiente – é um produto certificado, ambientalmente e socialmente responsável que teve a “ajuda” de 7 Instituições Particulares de Solidariedade Social do Concelho (IPSS*) na produção de mais de 1000 sacos do pão.

Mas qual o compromisso assumido pelos cidadãos até agora? Os números falam por si:

A maioria das pessoas, 34,8%, sensíveis ao tema e tendo já adotado os demais compromissos, optou por escolher o compromisso 6 – Substituir escovas de dentes de plástico.
No total, 15,8% das pessoas comprometeram-se a usar sacos reutilizáveis (1), enquanto 14,7% optou por se comprometer a “Não usar palhinhas de plástico” (2). No ranking dos compromissos surgem “Diga não aos talheres e copos de plástico” com 13% das escolhas (4), “Comprar produtos a granel”, com 10,9% (3) e, finalmente, “Usar cantil/ garrafa de vidro – 10,7%” (5).

Tem até ao final do mês para aceitar o nosso desafio. As grandes mudanças começam com “Pequenos Gestos”, pormenores que com o tempo nos dará uma sociedade mais sustentável. Mais verde.

Durante o mês pode também adquirir o seu kit sustentável na loja do Mercado da Vila por 10€ ou trocando 20 citypoints (se ainda não é utilizador desta APP de Cascais saiba mais aqui https://www.cascais.pt/citypoints).

* CESPA -Conceição da Abóboda–Centro de Convívio Outeirense; CERCICA, CRID; Centro Social Paroquial São Domingos de Rana –Centro de Convívio Santo Agostinho do Arneiro; Centro Comunitário de Tires –Centro de Convívio; Santa Casa da Misericórdia de Cascais –Centro de Apoio Social do Pisão; Santa Casa da Misericórdia de Cascais –Academia Sénior do Centro Eng.º Álvaro de Sousa.
 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0