CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

A Poesia está no Bairro dos Museus

O Dia Mundial da Poesia será celebrado, no Bairro dos Museus, de 16 a 23 de março, com várias iniciativas propostas pela Fundação D. Luís I, em colaboração com a Câmara Municipal de Cascais.

Poesia de Zeca Afonso pela voz dos atores Lia Gama, João Meireles e Nuno Gonçalves Rodrigues; um Roteiro Poético, um folheto de poemas gratuito, o lançamento da revista Cátedra Cascais Interartes e a leitura de poesia pelos atores Ana Padrão e João Reis. 

A entrada é livre em todos os eventos.

O programa arranca no sábado, dia 16, às 18h30, na Casa Sommer, com mais uma sessão do ciclo "Em Voz Alta, os Nossos Poetas" pelos Artistas Unidos.

Os atores João Meireles, Lia Gama e Nuno Gonçalves Rodrigues dirão poemas de Zeca Afonso.

No Dia Mundial da Poesia, será distribuída, nos espaços do Bairro dos Museus, uma publicação com poemas de Gil Vicente, Almeida Garrett, Mário de Sá-Carneiro, António Botto, José Gomes Ferreira, Vitorino Nemésio, António Manuel Couto Viana, Ana  Hatherly  e Ruy Belo.

O maior número de atividades concentra-se no sábado, 23 de março, no auditório do Centro Cultural de Cascais.

Às 16h30 será apresentado o Roteiro Poético do Bairro dos Museus. Trata-se de uma homenagem a poetas que nasceram e viveram em Cascais ou tiveram uma relação próxima com a vila: Herberto Helder, David Mourão Ferreira, Ruben A., Fiama Pais Brandão, Mário Henrique Leira, Alberto Caeiro, Carlos de Oliveira, Branquinho da Fonseca e Mário Dionísio. Consiste na afixação de um poema destes autores na entrada dos seguintes equipamentos: Centro Cultural de Cascais, Museu Condes de Castro Guimarães, Casa das Histórias Paula Rego, Casa de Santa Maria, Museu da Música Portuguesa, Espaço Memória dos Exílios, Casa Sommer-arquivo Histórico de Cascais, Museu do Mar Rei D. Carlos e Biblioteca Infantil e Juvenil, situada no Parque Marechal Carmona.  

Logo a seguir, às 17h00, será lançado o primeiro número da revista Cátedra Cascais Interartes (CCI), por Salvato Teles de Menezes, presidente da Fundação D. Luís I, e Mário Avelar, diretor-executivo da CCI.

LEITURAS DE POESIA

As celebrações do Dia Mundial da Poesia  no Bairro dos Museus encerram com a leitura de poesia de

Ana  Hatherly
Ary dos Santos
Branquinho da Fonseca
Carlos de Oliveira
David Mourão-Ferreira
Fernando Pessoa
Fiama  Hasse  Pais Brandão
Gastão Cruz
Herberto Helder
José Gomes Ferreira
Luísa Neto Jorge
Maria Judite de Carvalho
Mário  Cesariny
Mário Dionísio
Mário Henrique-Leiria
Natália Correia
Ruben A.
Ruy Belo
Sophia de Mello Breyner Andresen
pelos atores Ana Padrão e João Reis.




 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0