CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Portugal Mobi Summit 2025

Cascais partilha visão para um futuro mais verde, centrada nas pessoas

O futuro da mobilidade urbana esteve hoje em destaque na cimeira Portugal Mobi Summit 2025 – “Um Mundo em Movimento: Transformar a Mobilidade para um Futuro Mais Verde”, que decorre nos dias 22 e 23 de outubro, no auditório do IPMA, em Algés (Oeiras). Durante dois dias, especialistas, decisores e representantes de entidades públicas e privadas debatem soluções para tornar as cidades mais eficientes, inclusivas e sustentáveis. Entre os participantes esteve Nuno Piteira Lopes, presidente eleito da Câmara Municipal de Cascais, orador no painel “LIOS, SATUO e BRT A5 - Tecendo o Futuro da Mobilidade na Zona Ocidental da Área Metropolitana de Lisboa (AML)”, moderado por Paulo Tavares, curador da Portugal Mobi Summit. A mesa-redonda contou ainda, com as intervenções de Rui Rei, presidente Parques Tejo, Manuel Melo Ramos, administrador Executivo do Grupo Brisa e CEO da Brisa Concessão Rodoviária e Rui Lopo, administrador, TML – Transportes Metropolitanos de Lisboa.

Na sua intervenção, Nuno Piteira Lopes sublinhou o compromisso de Cascais com uma mobilidade mais inteligente, verde e centrada nas pessoas, destacando o papel pioneiro do município: “Cascais abriu caminho, em 2021, quando decidimos transformar-nos em Autoridade Municipal de Transportes. Iniciámos, nesse ano, com a gratuitidade no transporte público rodoviário – em Cascais, todas as pessoas que trabalham, moram ou estudam têm acesso gratuito ao autocarro – e queremos agora dar o próximo passo: gerir, em conjunto com os municípios de Oeiras e de Lisboa, a linha de Caminhos de Ferro de Cascais, para podermos também oferecer a gratuitidade a quem utiliza o comboio.”

O autarca destacou ainda, o projeto do corredor Bus na A5, uma iniciativa conjunta entre Cascais, Oeiras e Lisboa: “Estamos muito empenhados em criar uma nova faixa em cada sentido, dedicada exclusivamente ao transporte público, que poderá também ser utilizada, em determinados horários, por viaturas com mais de três ocupantes e por motociclos. Trata-se de uma infraestrutura que permitirá testar novos projetos e facilitar uma mobilidade cada vez mais confortável e sustentável.

CMC | TL | BC | PM

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0