CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Praxis de Rosa Rubio no Centro Cultural de Cascais

Praxis: Entre o Céu e a Terra, de Rosa Rubio, estreia-se em Portugal, no Centro Cultural de Cascais (CCC).
A mostra está integrada na Mostra Espanha 2019, um programa de atividades culturais que decorre em várias cidades de Portugal, com o objetivo de oferecer experiências culturais para o diálogo entre os dois países. 
 
A artista espanhola apresenta no CCC um projeto que parte do termo grego para aprofundar conceitos ancestrais do bem e do mal, do divino e do humano, das virtudes e dos pecados. O resultado junta pintura, grafite, gesso, sal, cerâmica e vídeo. Curadoria de Adriana Moscoso del Prado.
 
 
A mostra Praxis: Entre o Céu e a Terra tem como fio condutor o círculo e o poder do feminino, como matriz da Criação. O círculo “assume o papel principal da representação da unidade, do absoluto e da perfeição. É o símbolo do Céu em relação com a Terra, do espiritual em relação com o material”, revela Rosa Rubio, explicando que a referência constante da mulher neste trabalho, “às vezes é desenhada com três pontos simples sob o mar vermelho vermelhão, às vezes assume a forma de mantos ou flores abertas que parecem infinitas e, outras vezes, surge como uma forma triangular voluptuosa, permitindo vislumbrar o máximo possível”.
 
Os sete elementos perturbadores - luxúria, gula, avareza, preguiça, ira, inveja e soberba – ganham relevo em formas aleatórias como círculos, bustos irregulares ou cabeças de pássaro, enquanto o número sete é representativo do número de virtudes, como a humildade e paciência.
 
Adriana Moscoso del Prado, curadora e diretora da Direção Geral Industrias Culturais e de Cooperação de Espanha, refere que esta exposição de Rosa Rubio “reúne formas de sentir e de expressar muito diferentes, mostrando a maneira como a artista interpreta a cumplicidade que a rodeia. Por outro lado, ficamos a saber como ela interpreta o expectador como elemento ativo da sua arte”.
 
Numa organização conjunta entre a Mostra Espanha, a Fundação D. Luís I e a Câmara Municipal de Cascais, Praxis: Entre o Céu e a Terra, de Rosa Rubio, decorre no Centro Cultural de Cascais, no âmbito da programação do Bairro dos Museus, de 21 de setembro a 24 de novembro.
 
 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0