Está aqui
Prémio Mário Ruivo – Gerações Oceânicas

O prazo para candidaturas à 5.ª edição do Prémio Mário Ruivo – Gerações Oceânicas termina já no próximo dia 30 de setembro de 2025. Subordinado ao tema “Oceano: um Património que une Gerações!”, o concurso desafia jovens dos 14 aos 21 anos a criar filmes de até 7 minutos que destaquem a importância vital do Oceano para a Vida, os Direitos Humanos e o futuro da Humanidade.
Com prémios de 2.000€ em quatro categorias, esta iniciativa procura reforçar a consciencialização das novas gerações para o papel fundamental do Oceano, promovendo a justiça, equidade e sustentabilidade na sua governação global.
O concurso é uma homenagem ao legado do Professor Mário Ruivo, figura incontornável na defesa do património oceânico, e insere-se no âmbito da Rede das Estações Náuticas de Portugal, através da cooperação entre a Estação Náutica do Litoral de Cascais e a Direção-Geral de Política do Mar (DGPM).
Como participar:
- Jovens entre os 14 e 21 anos (individualmente ou em equipas até 5 elementos)
- Filmes até 7 minutos
- Quatro categorias a concurso
- Prémios de 2.000€ por categoria
- Submissão até 30 de setembro de 2025
- Regulamento e candidaturas em: www.premiomarioruivo.pt
A Comissão Organizadora do Prémio integra, além da DGPM, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a EMEPC, a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), a Direção-Geral da Educação e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
A edição deste ano conta ainda com o apoio institucional de diversas entidades, entre elas a ADENE, Águas do Tejo Atlântico, Autoridade Marítima Nacional, CNDO, Estações Náuticas de Portugal, GNR, Instituto Hidrográfico, Marinha Portuguesa, Município de Oeiras e RTP, media partner oficial.