Está aqui
Primeira Área Marinha Protegida da Região de Lisboa nasce em Cascais

São cerca de 2 km de linha costeira e ¼ de milha náutica que a partir dde dia 22 de maio passam a estar sob a alçada exclusiva da Câmara de Cascais através de um contrato de Delegação de Competências. A assinatura será pelas 14h30 no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal, junto à Praia de S. Pedro do Estoril. Logo depois Ana Paula Vitorino e João Matos Fernandes visitam a Área Marinha Protegida das Avencas (AMPA).
Uma recente alteração no POOC permitiu alargar os limites laterais da ZIBA (Zona de Interesse Biofísico das Avencas) estabelecendo a Este a Praia da Parede e a Oeste a praia de S. Pedro, sendo delimitada a norte pela Avenida Marginal e a sul pela distância à costa de ¼ de milha náutica (cerca de 500 metros).
Com esta alteração a autarquia decidiu ir mais longe na sua preservação, estabelecendo medidas reforçadas de salvaguarda das comunidades biológicas e dos ecossistemas da zona entre marés mas compatibilizando-os com os restantes usos deste território (actividade balnear, visitação e exploração sustentável dos recursos vivos marinhos) Nasce a AMPA.
O que vai mudar, que medidas reforçadas são estas e qual a estratégia definida pela autarquia será divulgado no dia 22 de maio.