CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Primeiras árvores do Parque do Penedo estão plantadas

Já estão plantadas as primeiras árvores do futuro Parque do Penedo. As primeiras árvores de um ambicioso programa municipal de requalificação paisagística e ambiental de São Domingos de Rana. O objetivo da Câmara Municipal de Cascais é que a freguesia tenha 57 mil árvores plantadas - uma por cada cidadão.
A plantação decorreu na presença do Executivo Municipal  e contou com a presença de dezenas de residentes. Para Maria Rosa Afonso, moradora na freguesia, a intervenção "fazia muita falta e vem valorizar a zona. É uma das boas iniciativas do Executivo Municipal. Vem melhorar a vida das pessoas." Já a moradora Teresa Valle, confessou: "há muito tempo que esperávamos o aumento deste espaço verde. Vai ficar muito mais bonito."
 
Esta iniciativa marca o início do plano de requalificação ambiental e arborização do concelho de Cascais para os próximos anos, conforme delineado no Plano Diretor Municipal. O plano integra, entre outras medidas, a requalificação das margens da Ribeira de Sassoeiros; a requalificação ambiental do aterro de Trajouce; o novo Parque do Penedo; e arborização de dezenas de quilómetros de estradas e arruamentos na freguesia. "As ruas vão ter mais árvores, os bairros vão ter mais jardins, os parques vão ter mais verde. São Domingos vai ficar diferente, diferente para muito melhor", sustentou na ocasião o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras.
 
“É a concretização da estratégia municipal. Contivemos as áreas de expansão urbana para podermos recuperá-las do ponto de vista ambiental”, afirmou Carlos Carreiras, anunciando: “Este é o início de muitos bosques urbanos, com todos os benefícios que isso traz: maior qualidade no oxigénio, sombras, a redução da temperatura urbana, entre outros."
 
Garantindo que, em breve, a implementação do plano vai alastrar-se a todas as freguesias, o autarca assegurou ainda aos presentes que os investimentos prioritários serão iniciados na Freguesia de S. Domingos de Rana “por ter maiores assimetrias."
 
A ideia é, explicou, ainda, Luís Capão, administrador da Cascais Ambiente, "cobrir o concelho de uma camada verde”.  Para já, o Parque urbano do Penedo, “vai ter uma componente de hortas comunitárias, um espaço de jogo e recreio e as pessoas poderão fruir do relvado para fazer piqueniques, passear... “. Ao mesmo tempo em que se tira partido do ambiente fortalece-se a coesão social: “Vamos dotar uma área de pressão urbanística com soluções de espaços verdes, que liguem a comunidade", acrescentou o responsável.
 
 

 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0