Está aqui
Processo eleitoral preparado com toda a segurança

Nesta quarta-feira, no Centro Cultural de Cascais, realizou-se uma reunião de preparação para as eleições autárquicas do próximo dia 26 de setembro, onde estiveram representados todos os departamentos da Câmara Municipal de Cascais destacados para o efeito e todas as forças de segurança, num total de 150 pessoas envolvidas, que vão fazer com que o processo eleitoral decorra da forma mais segura possível.
Nesta época que ainda é de pandemia Covid-19, o grande desafio é o de adaptar e alterar algumas questões logísticas, nomeadamente o aumento das mesas – eram 193, agora passaram para 234 - e locais de voto, para que haja menos eleitores por local e, consequentemente, menos aglomerações.
Assim, vai haver antecipação de horários, fazendo com que o trabalho nas Juntas de Freguesia comece às 6h30 da manhã, de dia 26, e termine às 20h00, o que torna o dia mais longo e mais exigente para todos os envolvidos. Todo o processo eleitoral estará concentrado no Edifico São José, em Cascais.
No dia das eleições, nos locais de voto serão disponibilizadas canetas a cada um dos eleitores, bem como álcool gel, e serão tomadas medidas para garantir o distanciamento.
Todos envolvidos no processo eleitoral poderão ser testados no Centro Congressos do Estoril, aberto todo o dia de sábado (25/09) para esse efeito, mas também por meio dos vários Covid-Bus a circular pelo concelho nesse mesmo dia, uma vez que terão prioridade na testagem.
Prevê-se que, se aprovado pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, nas maiores mesas de voto estejam Covid-Bus, um por freguesia, a realizar testes de despiste.
SJ/CMC