CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Procuramos ideias de arquitetura para aproximar litoral e interior

Concurso de Talentos Prof. Arquiteto Carlos Antero Ferreira: propostas até 20 de janeiro de 2021

Tem até 25 anos e licenciatura ou mestrado em Arquitetura, Urbanismo, Paisagismo ou Gestão do Território? Reside no concelho de Cascais? Candidate-se ao Concurso de Talentos Prof. Arquiteto Carlos Antero Ferreira - Revitalização Urbana, Paisagística e Patrimonial. Além de poder ajudar a definir o futuro do território, habilita-se a uma bolsa de investigação de 12, 6 ou 3 meses.

Homenagem da Câmara Municipal de Cascais ao vulto da arquitetura nacional nascido no Monte Estoril, o Concurso de Talentos Prof. Arquiteto Carlos Antero Ferreira procura propostas dos mais jovens para aproximar Trajouce, em S. Domingos de Rana, de Carcavelos, recriando uma nova centralidade com influência direta no tecido económico, social e cultural.

Ligar, aproximar e valorizar: de Trajouce a Carcavelos

Aproximando o interior do litoral e vice-versa, o concurso incentiva à participação para melhor definir os “fluxos de permeabilidade municipal”, ou seja, mostrar, que, o aparentemente distante litoral de Carcavelos, apenas dista 9 quilómetros do interior Bairro do Pomar das Velhas ou de Quenena. A ligar estes dois territórios há um caminho milenar de pé-posto ao longo da Ribeira das Parreiras (da Laje ao passar para o concelho de Oeiras), cuja recuperação visa criar um corredor pedonal e ciclável acompanhado por um circuito de visitação. Uma requalificação que de acordo com o regulamento, “aproximará de forma definitiva os dois espaços, recriando uma nova centralidade que terá influência direta no tecido económico, social e cultural daquele espaço”.

As propostas devem ser entregues até 20 de janeiro, devendo incidir particularmente em três áreas específicas:

- Recuperar a memória identitária da Aldeia de Quenena, um dos mais antigos e importantes núcleos urbanos históricos do Concelho de Cascais que, em 1964, chegou a ser reconhecida como o galardão “A aldeia mais bonita de Cascais”

- Recriar uma nova centralidade municipal na extrema do concelho de Cascais promovendo a ligação através da mobilidade suave ao litoral e ao campus universitário de Carcavelos utilizando o caminho de pé-posto que acompanha a Ribeira da Laje (Ribeira das Parreiras)

- Recuperar para Cascais o espaço onde se situa a antiga Lixeira de Trajouce, enquanto parte integrante de um eixo extenso entre a aldeia de Quenena e o mar, enquadrado pelo campus universitário de Carcavelos, a Villa Romana de Freiria, o Santuário de Nossa Senhora da Conceição da Abóboda, a Igreja de São Domingos de Rana, entre outros elementos.

A procura de ideias abre a porta à intervenção por parte da população recém-licenciada do concelho, para garantir não só a “uma intervenção efetiva na realidade vivida no presente”, mas também a “um futuro coeso, próspero e pujante da realidade municipal através de um apelo às memórias do passado”, explica o regulamento do concurso, uma leitura indispensável para a apresentação de candidaturas.

O júri irá avaliar critérios como inovação e criatividade, potencial de diferenciação do espaço a intervir, viabilidade e sustentabilidade e ainda o potencial do impacto na zona intervencionada ao nível da economia local e/ou regional enquanto motor de desenvolvimento e crescimento da comunidade.

Os autores dos dez trabalhos finalistas vão ser chamados a preparar o seu trabalho para a ronda final da qual sairão três vencedores. Para isso, os próprios autores vão a trabalhar em conjunto com os técnicos municipais responsáveis pelas áreas de trabalho desenvolvidas, recebendo uma bolsa de acompanhamento e tutoria de 8 horas.

Mais informações

 

Fases do concurso

> 1.ª fase: Divulgação do Concurso e Receção das Candidaturas – Entre 01 de dezembro de 2020 e 20 de janeiro de 2021;
> 2.ª fase: Seleção das 10 melhores candidaturas – Entre 21 de janeiro a 15 de fevereiro de 2021;
> 3.ª fase: Acompanhamento Tutorado – Entre 16 de fevereiro e 30 de abril de 2021;
> 4.ª fase: Entrega dos Projetos Finais – Entre 1 e 30 de junho de 2021;
> 5.ª fase: Avaliação Final e Entrega de Prémios – 30 de julho de 2021.

Requisitos para participar:

> Ter licenciatura ou mestrado, terminado nos últimos cinco anos nas áreas da Arquitetura, Urbanismo, Paisagismo ou Gestão do Território;
> Idade compreendida entre os 18 e os 25 anos;
> Residir no Concelho de Cascais

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0