CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Professores terminam formação sobre Liderança

103 professores de escolas do concelho recebem diplomas sobre Liderança

A Câmara Municipal de Cascais convidou os 11 agrupamentos do concelho e as duas escolas privadas com assento no Concelho Municipal de Educação, para receberem formação sobre liderança no contexto escolar, numa parceria com a Nova SBE de Carcavelos. Terminado o curso, direcionado para professores lideres e com potencial de liderança, os docentes receberam esta quarta-feira, 31 de maio, os respetivos diplomas, na presença do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, do vice-presidente Miguel Pinto Luz e do vereador Frederico Pinho de Almeida, responsável pelo pelouro da Educação no Executivo Municipal. 

Esta formação, possível graças a uma parceria com a Nova SBE, foi criada especificamente para a formação de professores lideres e com potencial de liderança, com o objectivo de capacitar os participantes em temáticas relacionadas com o contexto escolar. O programa formativo foi estruturado em 7 módulos de formação, correspondentes a 14 ações de curta duração, e contou com a participação de 103 professores.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, vulgarmente designada pelo acrónimo (OCDE), considera a Liderança Pedagógica e Distribuída, essencial para melhorar a eficiência e a equidade na escola, e reforça a importância do desenvolvimento de competências de governança escolar.

"A aposta de Cascais na Educação é muito forte, quer através da requalificação das escolas em todos os níveis de ensino, quer proporcionando formação e capacitação dos seus professores, para que estes se sintam valorizados e reconhecidos no seu importante papel", referiu Frederico Pinho de Almeida, sublinhando que "apesar não estar dentro das competências da Autarquia", tratando-se de uma atribuição da Administração Central, ainda assim, Cascais tem vindo a assumir as necessidades nesta área. 

Carlos Carreiras, aproveitou, ainda, para dar uma boa notícia: vão finalmente iniciar-se as obras de construção da Escola Secundária de Cascais, cujo início estava dependente do visto do Tribunal de Contas. " Recebemos luz verde para avançar e já a empresa que ganhou o concurso vai de imediato construir o estaleiro para as obras começarem o mais breve possível", afirmou o presidente da CM de Cascais. 

 

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0