CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Programa Capturar-Esterilizar-Devolver promove bem-estar animal

Abrigos em Colónias de Gatos de Rua
 
Controlar a população felina errante e assim salvaguardar a saúde pública e a saúde animal é o objetivo do Programa Capturar-Esterilizar-Devolver (CED) e da criação de abrigos para gatos.  Agora, o Município de Cascais vai reforçar com mais 5 abrigos os 16 existentes, ficando com um total de 21.  
 
A ideia da criação destes abrigos é evitar a deambulação dos animais pelas ruas de Cascais e, simultaneamente, proporcionar-lhes proteção e alimento. Cascais já adotou este método há alguns anos, sendo o mais eficaz no controlo de colónias de gatos e de redução das populações felinas silvestres. Desde o início do programa já foram identificados, microchipados e esterilizados mais de 1000 gatos errantes.
 
Este é um processo que envolve a captura dos gatos de uma colónia, a sua esterilização, um pequeno corte na orelha esquerda para fins de identificação, desparasitação e, por fim, a devolução dos animais ao seu território de origem, onde são alimentados e protegidos por um tutor de colónia.  
 
O CED é um programa de controlo da reprodução, de salvaguarda da saúde pública e a saúde animal e uma oportunidade de recolha de informação relativa a aspetos de suma importância para a população de felídeos em geral. A atribuição pela Associação São Francisco de Assis - Cascais de um responsável pela monitorização desses animais, pela sua alimentação e disponibilização de água permite a redução de insalubridades.  
 
A monitorização e controlo dos animais pertencentes às colónias controladas assegura ainda que os gatos doentes nas mesmas possam usufruir dos cuidados médico-veterinários necessários à salvaguarda do seu bem-estar e, em última análise, à proteção da saúde pública e das pessoas.  
 
MS/LB/CMC

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0