CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Proteção Civil inicia “Programa Cascais Seguro – Todos Somos Proteção Civil”

“Campanha Primavera Segura” decorre nos meses de março, abril e maio 2024

A Proteção Civil de Cascais deu início ao “Programa Cascais Seguro – Todos Somos Proteção Civil”, que é composto por um conjunto de 4 Campanhas e várias iniciativas, que têm por objetivo uma aproximação sistemática à população do concelho, visando a sua sensibilização, e incutindo na comunidade noções de potenciais riscos existentes no município e respetivas medidas de autoproteção a adotar, caso os mesmos riscos se tornem reais. O Programa decorre ao longo de 2024 e no início de 2025.

Durante os meses de março, abril e maio deste ano, realiza-se a “Campanha Primavera Segura”, que é composta pelas ações “Floresta Segura”, “Sismo e Tsunami” e “Segurança Balnear”. No âmbito desta campanha, já estão em curso ações de sensibilização sobre o risco de tsunami dirigidas aos funcionários das unidades hoteleiras, localizadas ao longo da orla costeira do nosso concelho, uma área de extrema vulnerabilidade. As primeiras sessões aconteceram no Hotel Palácio Estoril, e pretenderam aumentar a consciencialização e prontidão para lidar com potenciais situações de perigo, de forma a preparar as equipas sobre os procedimentos de segurança a adotar em caso de tsunami. Esta iniciativa surgiu no contexto de crescente preocupação com a segurança na zona costeira, reforçando a importância da preparação e da prevenção face a possíveis catástrofes naturais.

Campanha Primavera Segura (março, abril e maio 2024)
- “Floresta Segura” – Objetivo: sensibilizar a comunidade escolar para as questões relacionadas com o risco de incêndios rurais e as respetivas medidas de autoproteção a adotar.
- “Sismo e Tsunami” – Objetivo: sensibilizar as unidades hoteleiras existentes na orla costeira para as questões relacionadas com o risco de sismo e tsunami e respetivas medidas de autoproteção a adotar.
- “Segurança Balnear” – Objetivo: sensibilizar a comunidade escolar para as questões relacionadas com os riscos costeiros e as respetivas medidas de autoproteção a adotar para um dia de praia segura.

A decorrer durante 2024 e o início de 2025, o “Programa Cascais Seguro” será assim composto por 4 Campanhas, em que cada uma delas englobará várias ações:
- Campanha Primavera Segura:Floresta Segura”; “Sismo e Tsunami”; “Segurança Balnear” (março, abril e maio 2024)
- Campanha Verão Seguro:Segurança Balnear”; “Incêndios Rurais”; “Ondas de Calor” (junho, julho e agosto 2024)
- Campanha Outono Seguro:Segurança em Casa”; “Cheias e Inundações” (setembro, outubro e novembro 2024)
- Campanha Inverno Seguro:Natal em Segurança”; “Diga não ao Frio” (dezembro 2024, janeiro e fevereiro 2025)

Além de sensibilizar a população para os potenciais riscos e respetivas medidas de autoproteção a adotar, este Programa pretende também dar a conhecer o que é a Proteção Civil, qual a sua missão e os seus valores para que, mais facilmente, e em articulação com todos os seus agentes, esta entidade possa estar mais próxima de todos os cidadãos e, conjuntamente, em caso de emergência, ser mais célere na resposta, na medida em que “Todos Somos Proteção Civil”.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0