CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Rajendra Pachauri: “Gostaria de ver Cascais tornar-se um exemplo mundial” no combate às alterações climáticas

“Penso que vocês têm de enfrentar o problema da subida do nível do mar, da falta de água das chuvas e de sucessivas ondas de calor”, considera Pachauri.

O ex-presidente do Painel Intergovernamental sobre o Clima das Nações Unidas, laureado em 2007 com o Nobel da Paz, durante a sua liderança, Rajendra Pachauri, disse hoje que gostaria de ver Cascais “tornar-se um exemplo mundial” no combate às alterações climáticas.

O cientista, e atual líder do movimento POP (Protect Our Planet), disse que Cascais pode fazer duas coisas: Mitigar e adaptar-se. No que respeita à mitigação, deve usar a energia de forma mais eficiente e usar fontes de energias renováveis. “Isso é algo em que vocês se podem tornar num bom exemplo”, declarou ao jornal “C”, sublinhando: “Se vocês tiverem edifícios muito próximos do mar, então acho que é chegada altura de implementarem alguma regulamentação para prevenir que estes edifícios sofram riscos no futuro, em consequência da subida no nível do mar”.

Pachauri alertou para o facto de a subida do nível do mar desde o século passado ter aumentado 90 centímetros em média. “Penso que vocês têm de enfrentar o problema da subida do nível do mar, da falta de água das chuvas e de sucessivas ondas de calor”, afirmou.

“Para lidarem com esses impactos terão de desenvolver medidas adaptativas que são melhor executadas a nível local”, sublinhou destacando: “Gostaria de ver Cascais tornar-se um grande exemplo para o resto do mundo”.

“Acredito que seja a juventude quem tenha que tomar a liderança na mitigação das alterações climáticas e na adaptação a essas alterações. Este é o tempo para agir e a única esperança são os jovens que façam de cada instituição escolar um centro de conhecimento e ação, no sentido de alterar comportamentos com real impacto nas famílias e na comunidade”, disse Rajendra Pachauri durante um encontro no Colégio St. Julian´s onde discursou para centenas de jovens e deixou um desafio: “Adiram ao Pop Movement e sejam os promotores da mudança, juntem-se aos jovens dos cinco continentes e sejam o porta-voz deste Movimento que tem como objetivo a partilha de conhecimento e de informação sobre este problema global”.  S.R.S.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0