Está aqui
Reabertura do Museu da Misericórdia




























“Sejam todos muito bem-vindos a esta casa que, felizmente, não é de ninguém: é nossa. É uma casa que nós gostamos de partilhar coisas boas, coisas bonitas. Todos os dias partilhamos com milhares de famílias do nosso concelho,” disse Isabel Miguens, provedora da Santa Casa da Misericórdia de Cascais, ao receber os convidados na reabertura ao público do Museu da Misericórdia.
Este espaço já tinha sido inaugurado em 2022, após obras de requalificação, mas as peças não tinham as condições necessárias para estarem expostas. Assim, ao dia de hoje, estas peças já têm a devida proteção e podem ser admiradas pelo público em geral.
Nesta quarta-feira, 11 de junho, o concelho ganha um novo espaço cultural que, em conjunto com a, também renovada, Igreja da Misericórdia, apresenta artefactos e peças de arte sacra, documentos históricos e testemunhos da ação solidária que marcaram a vida social e espiritual da região.
“O simbolismo, para mim é que vamos sendo entregar isto outra vez à população de Cascais. Certamente, estas peças foram dadas à Misericórdia pelas pessoas de Cascais, há muitos anos, não sei quantos séculos, e hoje isto é uma entrega à população para as pessoas poderem ver coisas bonitas, antigas, bem cuidadas,” enalteceu a provedora.
Com a reabertura, durante a Semana do Município, deste museu, Cascais honra o seu passado com emoção e entrega, num gesto profundo de respeito pela memória coletiva e de afirmação do seu compromisso com a cultura, o património e a identidade.
Em conjunto com a Igreja, o museu conta com três salas principais onde, em cada uma, o visitante pode fazer uma viagem: da Antiga Sacristia com os seus crucifixos indo-portugueses, à Sala dos Tesouros onde brilham cálices e custódias do século XVI, passando por têxteis litúrgicos, quadros raros e uma árvore centenária no pátio que evoca as catorze obras de misericórdia. Um museu onde a herança espiritual e social se faz presente, acessível e viva.
“Está de parabéns, a Santa Casa da Misericórdia de Cascais,” sublinhou Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, que esteve presente com Nuno Piteira Lopes, vice-presidente, e com os vereadores Francisco Kreye e Frederico Nunes.