CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Realidade Virtual ao serviço de um Turismo mais inclusivo

Cascais junta-se a Petrella Tifernina e a Izmir na construção de um turismo acessível a todos.

De 2 a 5 de novembro decorrerá o primeiro Workshops PIACT - Programa para as Inovações em Políticas para o Turismo Acessível com Tecnologia de RV, cofinanciado pelo programa COSME da União Europeia - com o propósito de promover e fortalecer o turismo acessível e sustentável a nível europeu e internacional através da implementação e diversificação dos produtos / serviços turísticos.

Os workshops vão juntar autoridades regionais e públicas relevantes e atores da economia social que trabalham no turismo acessível, visando e beneficiando as pessoas com acesso limitado por razões diferenciadas.

Recorde-se que a Realidade Virtual (RV), usada como uma ferramenta no setor do Turismo, pode ser a porta de entrada para muitos dos que, por razões diversas, estão impossibilitadas de dele usufruir. É, por esse motivo, uma ferramenta que pode vir a transformar este setor, tornando-o mais inclusivo.

É essa a premissa a partir da qual os três municípios europeus - Petrella Tifernina, da região italiana de Molise, Cascais (Portugal) e Izmir (Turquia) - partem para aprofundar e desenvolver um turismo acessível a todos, aumentando também o potencial dos seus destinos turísticos.

Recorrendo à Realidade Virtual, estes municípios pretendem melhorar o conhecimento comum das novas tendências do mercado turístico e a capacidade de marketing das PME e comunidades locais, de forma a promover o turismo acessível.

Hoje, por exemplo, já se aplica, em várias áreas, a realidade hibrida, combinação da realidade virtual e da realidade aumentada introduzindo objetos virtuais no mundo real e também a realidade imersiva, uma tecnologia que cria um ambiente virtual em que os sentidos humanos são simulados, permitindo uma interação entre o utilizador e o ambiente simulado, muito proxima do que seria essa mesma interação num ambiente real.    

Neste primeiro workshop, que terá lugar na região italiana de Molise e que será conduzido pelo município de Petrella Tifernina, será apresentada uma visão geral das boas práticas na área do turismo acessível.

Esta sessão terá como objetivos compreender a atual situação do turismo, da economia social e das pessoas com deficiência nas regiões, facilitar a cooperação de representantes de diferentes esferas, compartilhando perceções, boas práticas e conhecimentos nas áreas de políticas, turismo e acessibilidade, compreensão; compreender o potencial da realidade virtual e do turismo online em geral; refletir sobre possíveis soluções, expectativas e aplicação das novas ferramentas na realidade local; elaborar o plano geral de ação e de planeamento nacional, além de uma conferência de imprensa e evento de networking; promover a rede sustentável de parceiros e divulgar o projeto para além da rede de parceiros.

Veja aqui mais informação (versão em inglês)

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0