CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Reunião de preparação para a Época Balnear 2018

Cascais abrirá a sua época balnear já a 1 de Maio numa cerimónia que se realizará na praia de Carcavelos a partir das 11 horas.
 
A preparação da época balnear 2018 em Cascais começou com uma sessão participativa entre a Câmara Municipal de Cascais, representada por Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, Nuno Piteira Lopes e Joana Pinto Balsemão, vereadores da CMC, os concessionários da praia e entidades com responsabilidade na gestão do litoral, entre as quais a Capitania do Porto de Cascais, a Agência Portuguesa do Ambiente, ACES Cascais; Parque Nacional Sintra-Cascais, no Cascais Surf Center, na Praia de Carcavelos. 
 
Num ano em que Cascais é Capital Europeia da Juventude o momento será assinalado com uma coreografia realizada por 340 jovens e contará com a presença do presidente da Câmara Carlos Carreiras e do Capitão do Porto de Cascais Rui Pereira da Terra. Este momento de abertura da época balnear incluirá ainda, ao longo da manhã, diversas iniciativas de animação.
 
Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, na abertura da reunião, disse que "o objetivo é privilegiar a qualidade e não a quantidade. A segurança e a qualidade são dois fatores essenciais, dos quais não podemos prescindir". 
 
 
“As praias de Cascais são as primeiras a iniciar a época balnear e as últimas a encerrar esse período e, assim, a época abre em todas as praias, incluindo o Guincho e a Cresmina, a 1 de Maio e só encerra a 15 de outubro, referiu Joana Pinto Balsemão, vereadora da Câmara Municipal de Cascais, durante a reunião.
 
A exceção é para as praias do Abano e Bafureira que mantêm o período balnear com início a 1 de junho e encerramento a 15 de setembro.
 
Joana Pinto Balsemão salientou ainda o facto de quanto à qualidade da água das “quinze praias analisadas, só duas não tiveram qualidade excelente, a Praia da Duquesa e da Rainha. O problema prende-se com as descargas das ribeiras fluviais que têm consequências no mar, acrescentou a vereadora. "Para colmatar isso vamos iniciar um programa de limpeza e de requalificação das ribeiras”, salientou.
 
"Cascais recebe este ano as comemorações da Semana Académia de Lisboa, nos dias 16, 17, 18 e 19 de maio, no recinto sobranceiro à Praia de Carcavelos, associada à programação de Cascais Capital Europeia da Juventude", anunciou Nuno Piteira Lopes, vereador da Câmara Municipal de Cascais.
Quanto à reparação do estado do paredão, uma das muitas questões suscitadas pelos presentes, Nuno Piteira Lopes, assegurou que "já existe um protoloco com a APA para financiar estas reparações". 
 
Uma das novidades para esta época balnear é a implementação de um programa de monotorização, em 16 praias do concelho de Cascais. O sistema CoastSnap. Através deste sistema os utentes enviam fotos para a estação, uma em cada praia, e com base nessas fotos, consegue-se ver o estado das praias. 
 
A abolição das palhinhas nos vários restaurantes e bares na linha da Costa de Cascais é outra grande aposta para este ano. O Movimento Claro Cascais, uma iniciativa de três jovens, preocupadas com o excesso de plástico existente no mar, já está em movimento em alguns restaurantes do concelho. Todos os restaurantes poderão aderir a este programa, substituindo as palhinhas de plástico por cartão. 
 
Estiveram também presentes na reunião de trabalho para a preparação da Época Balnear de 2018, membros da Proteção Civil, Policia Municipal; Cascais Ambiente; Cascais Próxima, Cascais Dinâmica; ISN; PSP; GNR; Comandantes dos Bombeiros das Cinco Corporações; Presidentes das Juntas de Freguesia de Cascais-Estoril; Carcavelos-Parede e Alcabideche.
 
Ficou garantido nesta sessão de participação que todos os atores no terreno devem trabalhar para uma melhoria contínua das praias, dos areais, das concessões e do serviço público que o utente da praia poderá desfrutar.AQ 
 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0