CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

S. Domingos de Rana ganha novas acessibilidades | Variante à Abóboda

A freguesia de S. Domingos de Rana tem vindo a beneficiar de fortes investimentos municipais, para melhoria da mobilidade, não só na rede viária, como no reforço do estacionamento. A construção da Variante à Abóboda é um desses investimentos que já se encontra concluído.

A construção da Variante à Abóboda veio resolver inúmeros problemas de acessibilidade rodoviária, retirando muito do trânsito, sobretudo pesados, servido pela EN249-4 e que era obrigado a circular no centro da Abóboda, causando constrangimentos de toda a ordem.

“Fizemos um forte investimento em S. Domingos de Rana ao longo de todo o mandato, para melhorar a rede viária, no âmbito do Plano de Mobilidade que temos vindo a implementar”, referiu o presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, acrescentando que “a freguesia de S. Domingos de Rana era a mais carenciada, tinhas grandes constrangimentos”.

Assim, a Variante à Abóboda é uma “obra estruturante” porque possibilita fazer uma ligação mais facilitada de Trajouce até S. Domingos de Rana e de Trajouce em direção a Manique, esclareceu Carlos Carreiras.  

O reforço da rede viária no interior do concelho é fundamental para o seu desenvolvimento e “uma forma de mitigar as assimetrias que ainda existem”, afirmou ainda o presidente da Câmara que garante que “este é um investimento fundamental tanto a nível da mobilidade, como da melhoria dos acessos a bairros sociais que estavam de alguma forma fechados e que agora ficam abertos à comunidade, facilitando a sua integração social.”    

Esta variante beneficia também muito o centro da Abóboda, uma vez que vai desviar o muito trânsito que ali se fazia sentir, incluindo veículos pesados, que me muito diminuíam a qualidade de vida de quem ali vive e trabalha.

“A par da construção da Variante, houve outros investimentos municipais que facilitam a vida à população, como seja o reforço do estacionamento e as melhorias no Complexo Desportivo da Abóboda” afirmou Carlos Carreiras que assegurou, ainda, que “as assimetrias que se encontram em S. Domingos de Rana só podem ser colmatadas com investimento canalizado para a freguesia”.  

O autarca também reconheceu que esse investimento “foi adiado muitos anos” e que, no passado, houve uma grande concentração de habitação na freguesia, em especial de bairros sociais, “não acompanhada das infraestruturas necessárias, o que levou a uma degradação da qualidade de vida da população”.  

Também a atividade económica beneficia com estas obras estruturantes uma vez que permitem outro tipo de acessibilidades a todo o parque industrial que está sediado na Abóboda, assim como aos comerciantes no centro da localidade.

Este é, pois, um investimento que vem resolver inúmeros problemas, com a vantagem de que a construção desta via não tem investimento municipal, sendo uma contrapartida que foi exigida na construção do hipermercado instalado junto à variante. “Resolvemos assim muitos problemas se ter que afetar meios financeiros do orçamento da Câmara de Cascais”, garantiu Carlos Carreiras.                  

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0