CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Sede Scholas Occurentes inaugurada em Cascais | "Os jovens tem um potencial inimaginável", Papa Francisco

"Os jovens não são o futuro. São o agora, o hoje", Papa Francisco. A Escola Conde Ferreira, no centro histórico de Cascais, recebeu hoje uma nova missão: ser a casa da Fundação Scholas Occurrentes. Presente em 190 países em mais de 460.000 escolas e redes educativas, a Scholas Occurrentes abre assim a sua terceira sede na Europa, a primeira em Portugal.

A inauguração fez-se durante uma vídeo chamada com o Papa Francisco que uniu Roma e as três novas sedes Scholas Occurrentes no mundo - Cascais, Panamá, Roménia – e ainda Milão e Pistóia (Itália). O Papa Francisco abençoou as novas instalações e dirigiu aos jovens uma mensagem de amor e confiança: “Os jovens tem um potencial inimaginável, são criativos". "Não são o futuro. São o agora, o hoje", num apelo para que se mude o paradigma de que os jovens são o futuro, mas depois sejam formatados, diminuindo a sua possibilidade de transformar o mundo (ver video em direto no FB) .

A assinatura do contrato de comodato para cedência de instalações pelos próximos 10 anos teve lugar em Roma, onde se deslocou uma comitiva municipal, da qual fez parte Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara Municipal para quem “ter a sede de um projeto com este impacto social, religioso e humano em Cascais, é para nós um enorme privilégio e o reconhecimento de Cascais como território de grande potencial transformador”.

Mesmo à justa para acolher os 180 jovens participantes no programa Escolas de Cidadania que em outubro de 2018 mostrou a Cascais como a arte, a música e a tecnologia, expressada pelos jovens pode transformar o mundo, a sala da antiga Escola Conde Ferreira esteve, durante o dia de hoje, no centro de todas as atenções.

Na rua e nos prédios envolventes, o som da música em jeito de celebração cativou transeuntes e moradores. Intramuros a animação, com demonstração de talentos no ReCreio (uma animação que procura redescobrir a fé), evocou memórias da semana vivida no programa Scholas de Cidadania em Cascais realizado em outubro de 2018 no Seminário Torre da Aguilha e deram testemunho da sua experiência ao Papa Francisco.

“Antes do Scholas eu era uma pessoa diferente. Uma semana ajudou-me a mudar aspetos de mim mesmo. Já fui uma pessoa muito mais negativa, sem esperança em mim e em muitas coisas e hoje sou muito mais positivo e capaz de me expor, de sentir mais e de conseguir passar mais a minha mensagem”, Guilherme Santos, da Escola Básica e Secundária Frei Gonçalo de Azevedo. “Obrigada por ter criado o Scholas. Foi bom participar. Sentimos que somos ouvidos e cada um de nós que tem um dom pode ser utilizado e apreciado aqui. Muito obrigada”, Matilde Fontes, da Secundária de Carcavelos.

“É um orgulho para Cascais ter aqui este projeto aqui em Cascais”, reforçou Pedro Mota Soares, presidente da Assembleia Municipal de Cascais.

O trabalho da Fundação já começou e, nos próximos tempos, deverá ser revelado o programa de ação em Portugal.

A reter

• A sede da Scholas em Portugal é em Cascais e é a terceira na Europa.
• A promessa de se instalarem em Cascais ficou no ar em outubro de 2018, no final da Escolas de Cidadania iniciativa da Fundação Scholas que decorreu no Seminário Torre d’Aguilha de 17 a 26 de outubro. Concretiza-se agora poucos meses depois • Esta foi uma resposta a uma das edições mais emotivas do Programa Cidadania, por ter reunido um número tão grande de participantes, assim como pelo compromisso de todos os atores sociais envolvidos
• Durante a “Escola de Cidadania” os cerca de 180 jovens participantes, de escolas públicas e privadas do concelho apresentaram seis projetos para responder às duas principais questões levantadas pelos próprios jovens como as mais importantes na atualidade: o problema do suicídio juvenil a da saúde mental e da necessidade de atualizar o modelo educativo. Um trabalho cujo resultado positivo pesou na decisão municipal de criar uma sede da Fundação Escolas Occurrentes em Cascais em poucos meses.
• As ações desenvolvidas dirigem-se a jovens de todas as culturas, origens e religiões através da arte, da criatividade, do auto conhecimento
• Foi fundada na Argentina pelo então Cardeal Jorge Bergoglio, hoje Papa Francisco
• Plantam sempre uma Oliveira da Paz, um símbolo do diálogo e da cultura do encontro, além do compromisso com os acordos firmados.
• A Fundação Scholas Occurrentes já possui sede física na Argentina (origem), Colômbia, Espanha, Itália, México, Moçambique e Paraguai.
• Hoje abriram sedes em Cascais, Panamá e Roménia

Sugerimos também

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisccbanner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais