Está aqui
Selo “Escola Amiga da Criança” distingue projetos escolares em Cascais

A iniciativa “Escola Amiga da Criança”, que incentiva as escolas onde as comunidades educativas (alunos, professores, auxiliares e pais) se envolvem na concretização de projetos adicionais para que os alunos sejam mais felizes no espaço escolar, premiou 34 projetos desenvolvidos por 18 escolas do concelho de Cascais, através da atribuição do seu selo.
“São iniciativas como esta, que vêm ao encontro das nossas expectativas na área educacional”, referiu Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, na cerimónia de entrega dos selos “Escola Amiga da Criança”, que decorreu esta quarta-feira, 21 de maio, na sede do Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, em Alcabideche. “Com a ajuda de toda a comunidade, conseguimos construir um concelho mais coeso, a nível social e territorial, estando mais bem preparados para enfrentar os problemas que possam surgir. Parabéns e obrigado pela iniciativa”, acrescentou o autarca cascalense.
Esta foi a 7.ª edição de uma iniciativa que é promovida pela CONFAP (Confederação Nacional das Associações de Pais), pela LeYa e pelo psicólogo Eduardo Sá, tendo contado com mais de 2.000 escolas participantes e mais de 4.000 projetos submetidos.
“Esta iniciativa visa incentivar projetos e práticas educativas e inclusivas, sempre com o enfoque no bem-estar da criança no ambiente escolar. Por isso, para nós, é um orgulho estarmos aqui presentes, pois educar é cuidar, acolher e, sobretudo, incluir”, afirmou Diana Vale, vereadora com o pelouro da Educação na Câmara Municipal de Cascais.
As escolas do concelho de Cascais distinguidas, tiveram a oportunidade de explicar os seus projetos, sendo que, muitos deles, foram já merecedores do selo “Escola Amiga da Criança” em edições anteriores desta iniciativa. Os projetos vencedores trataram temáticas como a Educação para a Cidadania, Sustentabilidade, Inclusão, Envolvimento da Família, entre outras.
Além de Carlos Carreiras e Diana Vale, a cerimónia de entrega dos selos contou com a presença de José Filipe Ribeiro, presidente da Junta de Freguesia de Alcabideche, Nuno Alves, presidente da União das Freguesias de Carcavelos e Parede, da FAP Cascais (Federação das Associações de Pais do Concelho de Cascais), e da comunidade escolar do concelho cascalense.
Projetos distinguidos com o selo “Escola Amiga da Criança” – 7.ª edição
Agrupamento de Escolas Ibn Mucana
- "Árvores da Minha Escola e da Comunidade"
-"O Mundo que Nós Queremos
Agrupamento de Escolas de São João do Estoril
- "Mãos Solidárias"
- "Violência no Namoro"
- "Capítulos e Cuidados"
- "Clube de Comunicação e Jornalismo"
- "Saborear Bagas"
Agrupamento de Escolas de Alcabideche
- "Viagens"
Agrupamento de Escolas de Carcavelos
- "Só faz sentido se for com TODOS"
Agrupamento de Escolas da Cidadela
- "GuIA - Gabinete de Integração do Aluno"
Colégio D. Luísa Sigea
- "As Profissões na 1.ª Pessoa"
- "De Cor e Salteado"
- "Jornal O Gazeteiro"
- "Daqui para Ali"
- "Coleção Estórias Sigea"
- "Healthy Future with Healthy Food"
- "Ciclos de Conversas Sigea"
- "Pro-SociAll"
Externato Florinda Leal
- "Asas nas Rodas"
- "Cozinha de lama"
Agrupamento de Escolas de Alapraia
- "O Caderno de Elogios"
- "Ponte dos Elogios / Pote da Gratidão"
- "Semana dos Afetos"
- "A Hora do Conto"
- "Chá com Letras / Chá com Números"
- "Literacia Financeira"
- "Eco-Escolas"
Colégio Quinta do Lago
- "Segunda vida de um caderno"
- "Aqui, entre nós!"
- "Exposição Pintor João Marcelino"
- "Património cultural – A nossa Lisboa"
- "Uma janela aberta para o mar"
CMC | DG | NH | LB