Está aqui
Semana da Floresta Autóctone 2025













A Semana da Floresta Autóctone em Cascais, que decorreu entre 22 e 29 de novembro, envolveu escolas, associações, grupos de escuteiros e a comunidade em ações de plantação de espécies autóctones no Parque Natural Sintra-Cascais e em vários espaços educativos do concelho. Esta iniciativa, integrada no programa Oxigénio, tem como objetivo sensibilizar a população para a conservação da natureza, a recuperação de habitats e a promoção de estilos de vida sustentáveis.
Ao longo da semana, cerca de 180 alunos de quatro escolas participaram nas atividades, plantando aproximadamente 160 árvores e arbustos autóctones, como alfarrobeiras, zambujeiros, medronheiros, murtas e alecrins. Além da comunidade escolar, os grupos de escuteiros e voluntários locais contribuíram para reforçar a biodiversidade do concelho e o equilíbrio dos ecossistemas.
Para amanhã, sábado, dia 29 de novembro, está prevista a última ação aberta da Semana da Floresta Autóctone, no Parque Natural Sintra-Cascais, no âmbito do projeto Life Resland, entre as 10h e as 12h30. Ainda é possível realizar a inscrição, e o local exato da ação será enviado após confirmação.
No mesmo dia, decorre também uma ação de plantação no Bosque dos Gaios, destinada a um grupo fechado. Mais informações, aqui.
Desde 2010, a Semana da Floresta Autóctone já envolveu mais de 6.400 voluntários e permitiu a plantação de cerca de 9.250 árvores e arbustos, contribuindo para a valorização da natureza e para o desenvolvimento de uma consciência ambiental ativa na comunidade de Cascais.
CMC | GN | CT |RP









