CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Semana da Proteção Civil de Cascais | 29 de fevereiro a 6 de março

A Câmara Municipal de Cascais e o CascaiShopping promovem pelo 5º ano consecutivo, de 29 de fevereiro a 6 de março, a Semana da Proteção Civil de Cascais que visa envolver a população nas atividades de prevenção do Sistema Municipal de Proteção Civil e alertar para a necessidade de uma cultura de Prevenção e de Planeamento de Emergência. O evento assinala ainda o Dia Internacional da Proteção Civil (1 de março).

Demonstrações técnicas, ações de sensibilização, Grupos Cinotécnicos, Exposições e workshops

Seminário sobre “Prevenção no âmbito do Sistema Municipal de Proteção Civil”, dia 4 de março

Com o tema “Prevenção no Sistema Municipal de Proteção Civil”, a abertura oficial realiza-se às 15h00 na presença de Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, de Luís Vilhena de Mendonça, diretor do CascaiShopping, e de representantes das várias entidades participantes. Ao longo da semana está patente uma exposição que divulga o trabalho das entidades que integram o Sistema Municipal de Proteção Civil de Cascais.

Mais de 1.300 alunos participam nas demonstrações da GNR e dos bombeiros. Um dos momentos altos são os exercícios de salvamento realizados pelos bombeiros que irão decorrer ao longo de dois dias, possibilitando a todos os visitantes conhecer os procedimentos a adotar nestas situações.

No dia 4 de março, das 9h30m às 12h15m, nos cinemas NOS do CascaiShopping, realiza-se o Seminário “Prevenção no âmbito do Sistema Municipal de Proteção Civil” no qual serão analisadas as medidas preventivas quanto às previsões meteorológicas, riscos costeiros e riscos de incêndios florestais. Do painel de oradores deste Seminário fazem parte Miguel Miranda, presidente do Instituto Português do Mar e da Atmosfera; Gabriela Moniz, Diretora Regional da Administração da Região Hidrográfica do Tejo e Oeste da Agência Portuguesa do Ambiente e Luciano Lourenço, Professor Associado com Agregação, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. A sessão de abertura será presidida por Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais.

O seminário é aberto ao público, mediante inscrição prévia. 

No fim de semana irão decorrer ações de sensibilização dirigidas à população: Prestação de primeiros socorros numa situação que requer intervenção ao nível do Suporte Básico de Vida, bem como duas palestras sobre “Utilização dos meios cinotécnicos em situações de Catástrofe” e “Prevenção e Segurança nos Desportos de Montanha”.

Carlos Carreiras, presidente da autarquia considera que “este acontecimento é muito relevante porque em Cascais entendemos a Proteção Civil de forma holística na justa medida em que o mundo é cada vez mais um lugar imprevisível. Seja pela ocorrência de fenómenos naturais decorrentes das alterações climáticas, seja por fenómenos naturais ou ainda por eventos provocados por indivíduos que desafiam a segurança nas cidades, consideramos que o nosso bem-estar coletivo depende cada vez mais da capacidade que cada organização, pública ou privada, ou que cada individuo, tem para ser um agente de Proteção Civil. Sabendo como reagir na adversidade, adotando comportamentos adequados, trocando informações com as autoridades e apoiando quem mais precisa, a Proteção Civil acabamos por ser todos nós.”   

Luís Vilhena de Mendonça, diretor do CascaiShopping, considera que “esta iniciativa assume, ano após ano, um papel de relevo na sensibilização para a segurança e proteção da comunidade. Em cada edição, temos vindo a captar a atenção de mais pessoas, sobretudo crianças e jovens que são um veículo importante na passagem de informação aos adultos. Este ano serão dadas a conhecer, pelas respetivas entidades, muitas medidas de prevenção que todos nós poderemos implementar nas nossas rotinas”, salienta Luís Vilhena de Mendonça, diretor do CascaiShopping.

A Semana da Proteção Civil conta com a participação das seguintes Entidades: ANAFS, SEF, Polícia Marítima, Polícia Municipal, as 5 corporações de Bombeiros de Cascais, GNR, Capitania do Porto de Cascais, ACES de Cascais, PSP, ASSOCIAÇAO DE RADIOAMADORES DE CASCAIS, THALES e MAFEP.

Consulte aqui o programa.

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0