CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Semana da Saúde Mental em Cascais

Não há saúde, sem saúde mental
Vivemos num tempo de exigências diárias, que se agravaram com a crise pandémica. E isso traz consequências. Em Portugal (de acordo com dados da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental) mais de um quinto dos portugueses sofre de uma perturbação psiquiátrica e somos o segundo país com a mais elevada prevalência de doenças psiquiátricas da Europa. 
 
Tinha conhecimento destes números? Deixe-nos dar-lhe só mais um: as perturbações mentais e do comportamento representam 11,8 por cento da carga global das doenças em Portugal, mais do que as doenças oncológicas (10,4 por cento) e apenas ultrapassadas pelas doenças cérebro-cardiovasculares (13,7 por cento).
 
Com estes dados em mente, Cascais (através do Fórum Concelhio de Promoção da Saúde) irá promover a Semana da Saúde Mental 2021, de 11 a 15 de outubro, com o lema “O bem-estar começa em si”. A iniciativa visa sensibilizar a comunidade de Cascais para a temática da promoção, integração e reabilitação em saúde mental.
 
Fique atento aos sinais. Cuide de si e dos outros.
 
Problemas de saúde mental mais frequentes
 
Ansiedade
Mal-estar psicológico ou stress continuado
Depressão
Dependência de álcool e outras drogas
Perturbações psicóticas, como a esquizofrenia
Atraso mental
Demências
 
De acordo com a Associação de Apoio aos Doentes Depressivos e Bipolares, estima-se que em cada 100 pessoas 30 sofram, ou venham a sofrer, num ou noutro momento da vida, de problemas de saúde mental e que cerca de 12 tenham uma doença mental grave. A depressão é a doença mental mais frequente, sendo uma causa importante de incapacidade.
Em cada 100 pessoas, aproximadamente, 1 sofre de esquizofrenia.
 
E por onde podemos começar? Aceitar, integrar, cuidar e curar.
 
A não estigmatização;
Apoiar;
Reabilitar;
Integrar
 
Integração das pessoas com doença mental
 
As pessoas com problemas mentais são cidadãos de pleno direito, e nunca devem ser excluídos da sociedade. Devem sim ser integrados – na família, na escola, nos locais de trabalho e na comunidade. 
 
Por isso esteja atento aos sinais. A Saúde Mental é de todos e “O bem-estar começa em Si”. Procure ajuda, se necessário. Ajude se conseguir. Porque não há saúde, sem saúde mental!

Veja aqui toda a programação e participe.

MS/CMC
 
 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0