CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Semana Europeia da Mobilidade em Cascais

A Semana Europeia da Mobilidade (SEM) celebra-se de 16 a 22 de setembro de 2019 e o concelho de Cascais, pioneiro na mobilidade integrada, assinala a iniciativa com atividades de sensibilização ao longo da semana e uma festa dia 22/09 em Cascais.

O objetivo é claro: promover uma mobilidade mais sustentável, social e cívica.

Para tanto, por todo o concelho, e aproveitando a Semana Europeia da Mobilidade (SEM) vão decorrer várias atividades de sensibilização.

De 16 a 22 de setembro a utilização das biCas (bicicletas do sistema de bike sharing de Cascais) é gratuita para novos registos e utilizadores já registados. Os códigos-oferta estão a circular no Instagram @MobiCascais e Facebook https://www.facebook.com/mobicascais/

Ao longo da semana os mais novos vão ser sensibilizados com a visita da “Aprender a Pedalar” – projeto para ensinar a andar de bicicleta - a várias escolas do Ensino Básico e com o PediBuscas (“autocarro” pedonal) a convidar os alunos a percorrer a pé a distância casa-escola.

No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade será ainda organizada, sexta-feira, dia 20 Setembro, das 10.45h às 11.45h, na EB 2,3 de Alapraia, um debate intitulado "Conversa nas pontas dos pés".

Os alunos do Ensino Superior no concelho Nova SBE e Escola Superior de Saúde de Alcoitão) participam em ações de sensibilização para um estilo de vida mais saudável e amigo do ambiente, a redução da poluição, o aumento da atividade física.

Tudo em nome de uma maior qualidade de vida.

A 22, Dia Europeu Sem Carros, domingo, a festa alarga-se a toda a população das 9h00 às 18h00, na zona entre a Marina e a Boca do Inferno. Neste espaço irão decorrer diversas atividades, como uma aula de Yoga (9h00), uma aula de Zumba (10h00) e ainda a Escolinha de Trânsito MobiCascais, experiências com Trotinetas, Bicicletas e Jogos Tradicionais (ver aviso corte de trânsito).

Sobre o MobiCascais | Sistema de mobilidade integrada do município de Cascais que, através da sua inovadora aplicação móvel, permite aos visitantes ou munícipes a aquisição e uso, de forma simples e transparente, de vários serviços de mobilidade, tais como a partilha e o parqueamento de bicicletas, transportes públicos e parques de estacionamento.

Sobre a Semana Europeia de Mobilidade | A Semana Europeia da Mobilidade (SEM) é uma iniciativa da EUROCITIES (rede de cidades europeias), que lança, mais uma vez, esta campanha de promoção da mobilidade limpa e do transporte urbano sustentável com vista à melhoria da saúde e da qualidade de vida urbana. As propostas contam com ações de mobilidade que promovam uma mudança comportamental para uma cultura de mobilidade urbana mais sustentável. Os temas apresentados para este ano são, entre outros, “Caminhar e pedalar em segurança”; “Viver a Rua”; Mobilidade e Saúde”.

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0