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Sessão de abertura do “Mês do Brincar”








O dia começou com as boas vindas no Parque Marechal Carmona em Cascais. De seguida no Auditório Maria de Jesus Barroso, na Casa de Histórias Paula Rego, após a sessão de abertura, presidida por Carlos Carreiras, presidente da Cãmara de Cascais, teve lugar uma conferência com os seguintes temas: “Para além dos recreios: o que e os espaços de brincar oferecem às crianças”; “Pais curiosos: falamos a brincar?”.
Vários especialistas da área debateram estes temas e responderam a questões colocadas pelo público presente. O mote principal foi: “vamos incentivar e criar oportunidades para que as nossas crianças e jovens voltem a saber e a ter vontade de brincar”.
Esta iniciativa conta com parceiros do território educativo, designadamente Agrupamentos de Escolas, Juntas de Freguesia e 16 parceiros (juntas e IPSS) dos programas educativos de responsabilidade municipal (Atividades de Enriquecimento Curricular, Atividades de Animação e Apoio à família no 1º ciclo; Componente de Apoio à Família do 1º ciclo ao 3º ciclo); - Rede de Espaços Lúdicos - formada por 5 ludotecas comunitárias e 16 ludo bibliotecas escolares em 9 agrupamentos; -Plataforma Educar Melhor em Cascais – Rede local de Educadores das escolas públicas, privadas e solidárias de Cascais, num total de 38 instituições, numa homenagem à ludicidade, considerando os seus benefícios para a infância, o desenvolvimento humano e a cidadania.
É destinado a toda a comunidade, crianças, jovens, pais e profissionais de educação, cultura, saúde, ação social, entre outros. Estrategicamente esta ação surge em época de preparação do ano letivo 2018/2019, com as seguintes apostas locais: - Protocolo de Colaboração com Faculdade de Motricidade Humana, celebrado em 2017, com a coordenação do prof. Carlos Neto e o objetivo de humanização de espaços escolares, com a criação de espaços de jogo e recreio alternativos, naturalistas, desafiadores, recorrendo a metodologias participativas e dinâmicas de auscultação das crianças, famílias, docentes e não docentes. - AECs (atividades de Enriquecimento Curricular) – Alteração do paradigma em que o enriquecimento não é perspetivado como uma continuidade do currículo, mas com oferta de Tempos para Brincar livremente e Ateliers Temáticos, articulados com o Projeto Educativo do Agrupamento, numa lógica de promoção de competências individuais e sociais.
Ao longo do mês de maio, decorrem vários eventos em diferentes locais do concelho, com o lema “Brincar a Sério”, no qual se destacam: conferências, playstreets, corrida de carrinhos de rolamentos e ateliês temáticos. AQ