CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Smart Parking reforça mobilidade no Município de Cascais

Smart Parking: Saiba em tempo real os estacionamentos disponíveis nas praias e pontos turísticos de Cascais
A Câmara Municipal de Cascais, em parceria com a Vodafone Portugal, avança com um projeto pioneiro de NarrowBand-IoT (NB-IoT), através da Cascais Próxima, que permitirá a quem vive ou visita a Vila encontrar, em tempo real, os lugares de estacionamento disponíveis nas principais e mais procuradas artérias do concelho.
 
A solução Smart Parking, desenvolvida para a Cascais Próxima, abrange a Praia de Carcavelos e a Boca do Inferno. A solução estará integrada no ecossistema MobiCascais, permitindo ao utilizador da app MobiCascais identificar lugares livres nas zonas monitorizadas por estes sensores. 
Esta solução foi desenhada com recurso a duas tecnologias distintas que dão resposta às diferentes necessidades das zonas abrangidas: os sensores de NB-IoT na Boca do Inferno têm a particularidade de estar escondidos no subsolo e, como tal, não estão visíveis ao público; na Praia de Carcavelos serão instaladas câmaras inteligentes que, além de monitorizarem os lugares disponíveis, permitem o controlo de veículos mal-estacionados.
 
Este projeto reforça a posição vanguardista do município de Cascais na adoção de novas tecnologias que têm posicionado o concelho como “smart city”.
 
O NB-IoT é uma nova tecnologia de transmissão em acelerada expansão, com claros benefícios para empresas, cidades e cidadãos. O NB-IoT tem inúmeras vantagens, com destaque para a segurança na ligação massiva de dispositivos IoT, maior vida útil das baterias dos equipamentos e, consequentemente, maior longevidade, o seu baixo custo de implementação para grandes áreas geográficas ou infraestruturas urbanas e a cobertura de longo alcance.
 
A MobiCascais é a aplicação móvel do Município de Cascais que suporta a inovadora estratégia de mobilidade integrada do concelho, permitindo aos visitantes ou munícipes a aquisição e uso, de forma simples e transparente, de vários serviços de mobilidade, tais como a partilha e o parqueamento de bicicletas, transportes públicos e parques de estacionamento.
Sobre o projeto, Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais disse que “a implementação de uma rede NB-IoT e de uma rede de câmaras inteligentes para o serviço Smart Parking permitirá oferecer um aumento da qualidade de serviço prestada pela Cascais Próxima, mediante uma poupança significativa de tempo e custo de deslocação na identificação dos espaços de estacionamento de rua que se encontram disponíveis via app MobiCascais”.  
Miguel Pinto Luz garantiu ainda que “a curto prazo novos serviços como o Car Sharing e uso de trotinetes serão disponibilizados nesta app e que o Município estima que esta tecnologia possa estender-se, no médio-prazo, a cerca de 10.000 lugares de estacionamento dentro do Concelho de Cascais”.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0