CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

SOS Ucrânia: Resgate e acolhimento de refugiados

SOS Ucrânia: quase tudo a postos para acolher refugiados da guerra

Enquanto na Roménia se desenvolvem esforços para concretizar o resgate de 200 cidadãos ucranianos em fuga do conflito que viajarão para Portugal num avião fretado pela Câmara Municipal de Cascais, por cá, tudo se prepara para o melhor acolhimento possível.
A sua primeira casa em território de Cascais será o Centro de Acolhimento criado no Centro de Apoio Logístico de Cascais (C3). Com capacidade para 300 pessoas este será o espaço onde irão receber o primeiro apoio, o primeiro carinho, os primeiros cuidados de assistência médica, psicológica e legal. Será também o primeiro ponto de entrega de bens essenciais, só possível graças à enorme onda de solidariedade da comunidade de Cascais.

Esta primeira etapa de uma nova vida será passageira, porque daqui, quem chega vai passar em poucos dias, para espaços de menor dimensão e mais acolhedores, quase como se de sua casa se tratasse. No total são seis, espalhados pelo concelho. Mas também esse será um passo intermédio: "Este processo só acaba com a integração plena dos cidadãos ucranianos na comunidade. Para isso apelamos a todas as famílias para darem o seu contributo. Mais uma vez temos que ser Todos por Todos", destaca Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais. O autarca sublinha a complexidade desta operação em termos logísticos e humanos, cujo sucesso, “para além da rede social que está a funcionar em pleno, depende de todos os cidadãos”.
Para acelerar essa integração na comunidade dos novos munícipes, as famílias, empresas e demais entidades públicas e privadas do concelho são chamadas a colaborar. “É importante que cada cidadão ucraniano consiga ganhar uma nova família, um novo emprego, continuar a estudar e, assim, conquistar a sua independência financeira e estabilidade emocional”, acrescenta Carlos Carreiras. Quer ajudar? Veja aqui como

Rede de contactos ajuda a salvar vidas
Para trazer da Roménia os refugiados que em breve estarão em território cascalense as comunicações no Centro de Comunicação de Cascais (C2) não cessa desde 9 de março. Voluntários e colaboradores municipais não têm mãos a medir para garantir que as questões burocráticas e legais estão asseguradas em tempo útil para que os refugiados possam embarcar no voo. É igualmente fundamental que estes cheguem a tempo a Bucareste, vindos dos vários pontos onde se encontram para que à hora planeada do voo possam rumar a Cascais. Este é o trabalho da operação de resgate Cascais-Roménia-Cascais.
Através da Linha Cascais 800 203 186 (de segunda a sexta das 9h00 às 18h00) ou pelo Whatsapp Cascais +351 919 995 312 ou ainda pelo e-mail sosucrania@cm-cascais.pt, os pedidos chovem dia e noite, totalizando em média 100 contactos por dia, só possíveis de concretizar com o apoio dos tradutores voluntários ucranianos e russos.

Creche transformada em centro de acolhimento
Carla Costa, uma das coordenadoras os Centro de Acolhimento criado nas Antigas instalações da Creche da Misericórdia de Cascais garante que as obras de adaptação vão estar terminadas já neste fim de semana. Com capacidade para 100 pessoas este espaço está a ser transformado numa casa com recurso ao apoio de dezenas de voluntários. Trabalham a todo o vapor para que tudo esteja terminado não só a tempo, mas, com muita cor e pormenores acolhedores, incluindo brinquedos, livros, peluches, jogos, mantas e cobertores, aquecimento, etc.
Além de quartos adaptados às diferentes faixas etárias, o centro terá um refeitório, uma cozinha onde os cidadãos ucranianos poderão fazer as suas próprias refeições e zona para crianças e sala de estar com televisão e internet.
#Todospelaucraniamaisdoquenunca

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0