Está aqui
Sustentabilidade ambiental no Eco Cascais










Sustentabilidade é a palavra de ordem do Eco Cascais, uma iniciativa inovadora que reúne palestras, workshops, eco-mercado e várias outras atividades no Museu do Mar e no Jardim da Parada, em Cascais, nos dias 15 e 16 de setembro.
O evento foi organizado pela Claro Cascais, uma Associação formada por três jovens cascalenses que ambicionam tornar a sua “casa” o primeiro concelho livre de plástico.
Para Carolina Gonçalves, “Cascais está na liderança na sustentabilidade em Portugal e é um dos concelhos mais sustentáveis do país, daí que é bom ter este tipo de iniciativas”. Segundo esta organizadora, neste evento são abordados “vários temas bastante atuais, que fazem a diferença, e que o público devia ter conhecimento.”
De acordo com a Vereadora Joana Pinto Balsemão, o Eco Cascais traduz-se em “dois dias de inspiração e ação”, em que os visitantes “vão finalmente poder ter ferramentas e alternativas para saber como agir e se sentirem agentes de mudança neste mundo.”
O evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Cascais e da Mirpuri Foundation, uma organização sem fins lucrativos, com foco na área da conservação marinha e na educação médica. Segundo Ana Agostinho, da Mirpuri Foundation, “Cascais tem feito trabalho relevante na área da sustentabilidade e é um palco muito importante para um evento pioneiro”, que pretende mudar hábitos para um planeta mais ecológico.
Entre os vários temas sustentáveis abordados nas conferências e palestras no primeiro dia do evento, o impacto nocivo do plástico na saúde humana foi um dos temas debatidos na mesa redonda que juntou Luísa Mirpuri, Medical Advisor da Mirpuri Foundation, e Emanuel Gonçalves, administrador da Fundação Oceano Azul. M.D.A.