CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Toponímia homenageia grandes nomes de Portugal

Primeira Aviadora Portuguesa e Artista Plástico perpetuados em Cascais
Rotunda Maria de Lourdes Sá Teixeira - 1ª aviadora Portuguesa no Bairro do Rosário
 
Cascais deu nome a uma rotunda no Bairro do Rosário como forma de perpetuar a primeira aviadora em Portugal - Maria de Lourdes Sá Teixeira.
 
Nome incontornável da aviação portuguesa por ter sido a primeira mulher a tirar o brevete em 1928, com apenas 21 anos, Maria de Lourdes Sá Teixeira (19 de Outubro de 1907 | 19 de Julho de 1984) era descendente de uma família de média-alta burguesia, filha de Afonso Henriques Botelho de Sá Teixeira, um coronel médico, que se opôs, no início, à sua vontade.
 
Mas de nada valeu a oposição de seu pai. Com o desgosto de não puder seguir o seu sonho, a saúde de Maria de Lourdes foi ficando debilitada e assim o seu pai deixou prosseguir o seu ensejo.
 
“Milú”, como também era conhecida era também uma eximia praticante de esgrima e ténis e uma fã de leitura e está desde hoje imortalizada em Cascais, na inauguração de uma rotunda com o seu nome.
 
Rua Noronha da Costa - artista Plastico, arquiteto e cineasta experimental
 
O renomado artista plástico, arquiteto e cineasta experimental também tem lugar marcado nas ruas de Cascais. Numa cerimónia que contou com a presença de diversas entidades, entre as quais o General Ramalho Eanes e Manuela Eanes, amigos de longa data do artista, bem como familia e amigos, Noronha da Costa foi lembrado pela sua arte.
 
Dono de um sentido critico impar, cada uma das modalidades que Noronha da Costa abraçou proporcionou-lhe êxitos importantes, fosse nas artes plastica, na arquitectura ou n o cinema, o que não deixa de surpreender visto a sua carreira ter sido pautada pela adesão a diversas opções estéticas que se exprimiram mais intensamente na pintura e onde a sua inquietação existencial mais afincadamente tornou visível um temperamento de criador sui-generis amiúde conectado ora com as fontes fantasmagóricas do surrealismo, ora com os princípios de "distância" do romantismo. 
 
A atribuição do Prémio Europeu da Pintura a Noronha da Costa pelo Parlamento Europeu (1999) e o prémio da Associação Internacional dos Críticos de Arte em Lisboa (2003) são marcos na carreira de um artista que expõe regularmente no país e no estrangeiro com realce para a integração na representação portuguesa na Bienal de Veneza em 1970. 
Conhecido como o pintor dos filtros foscos, Noronha da Costa está representado em diversas coleções públicas e privadas de grande relevo e eis chegada a hora de fazer parte do elenco dos notáveis que o Centro Cultural de Cascais teve o privilégio de apresentar ao longo da sua existência.
 
Onde se localizam as artérias?
A toponímia que homenageia o pintor Luís Noronha da Costa foi atribuída ao arruamento (até aqui sem topónimo) que delimita a Escola Secundária de Cascais, fazendo ligação entre as avenidas Nossa Sra. do Rosário (Cascais-Guia) e Pedro Álvares Cabral. O nome de Maria de Lourdes Sá Teixeira (aviadora) foi perpetuado na nova rotunda criada na confluência do novo topónimo com a Av. Pedro Álvares Cabral. No local onde outrora existiu a Praça de Touros de Cascais, toda esta zona do Bairro do Rosário está a ser objeto de uma operação urbanística em fase de conclusão. Também a Escola Secundária de Cascais será, em breve, objeto de uma intervenção profunda, em que a "velha poli" será substituída por um moderno estabelecimento de ensino. O projeto, integrado com o novo desenho do bairro, foi objeto de concurso com a participação dos cidadãos.

MS/LB/CMC
 
 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0