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Vão começar as obras na Linha de Comboios

Apresentação do Projeto de Modernização da Via e Catenária

As obras na linha de comboios de Cascais vão arrancar. O início da empreitada de modernização da via e catenária foi assinalado na tarde desta terça-feira, 6 de dezembro, com a apresentação do projeto e uma viagem de comboio entre o Cais do Sodré e Cascais, que contou com a presença do ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, e do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras.

Uma intervenção estruturante para o futuro da Linha de Cascais que todos os dias transporta até à vila mais de 20 000 passageiros, sendo a segunda linha mais usada em todo o país.

Nesta fase vão ser realizadas obras de modernização da via e catenária que vão permitir a melhoria do sistema de eletrificação, o reforço das condições de exploração, segurança e fiabilidade da infraestrutura, a instalação de um novo sistema de sinalização e de controlo de velocidade e a integração na restante rede. As estações e apeadeiros também vão ser requalificados, passando a estar dotados de novos sistemas de videovigilância e de informação ao público, melhores condições de acesso às plataformas e a supressão de passagens de nível, como a de São João do Estoril.

Segundo os responsáveis das Infraestruturas de Portugal a intervenção na linha vai decorrer durante a noite, o que vai causar alguns constrangimentos seja de transportes ou ruído entre as 23h00 e as 05h00. 

“A obra está consignada, entregue ao privado e vai ser feita. É muito importante para a população de Cascais ter, finalmente, uma linha modernizada e, a seguir, poder receber novos comboios,” salientou Pedro Nuno Santos, acrescentando que os mesmos deverão chegar até ao fim de 2026.

A empreitada foi hoje entregue ao consórcio formado pelas empresas FERGRUPO – Construções Técnicas Ferroviárias, S.A. e Comsa, S.A., pelo valor de 31.590.000,00 €, num investimento cofinanciado pelo POSEUR no âmbito do Portugal 2020, e deverá estar concluída entre o final de 2024 e início de 2025.

“Tudo está a funcionar bem, numa linha que para Cascais é fundamental porque tem uma componente de coesão social, de desenvolvimento económico e uma óbvia de salvaguarda ambiental,” destacou Carlos Carreiras.

Melhorar a qualidade da oferta de transporte público ferroviário, promovendo o crescimento da procura, é um dos grandes objetivos desta intervenção que vai permitir que Cascais receba, finalmente, novos comboios e, no futuro, uma linha que deixe de estar isolada e passe a integrar a rede ferroviária nacional.

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