CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Vem conhecer o espaço CriArte

Carcavelos tem um novo espaço cultural que também acolhe duas associações juvenis e uma Loja Cascais Jovem.

Na tarde deste domingo, dia 23 de setembro, foi inaugurado o novo espaço cultural de Carcavelos, CriArte. Uma nova aposta da autarquia com um orçamento de cerca de 854 mil euros.

A inauguração contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, da Comissária da Capital Europeia da Juventude Cascais 2018, Catarina Marques Vieira, dos vereadores da Câmara Municipal de Cascais, do presidente da Junta de Freguesia e de muitos jovens e adultos que tiveram curiosidade de conhecer o novo polo cultural da freguesia.

A CriArte veio ocupar o espaço do Ludance e antigo Vitória Cine, agora com uma nova cara e com muita oferta cultural.

A reabilitação do edifício nasceu no âmbito do Orçamento Participativo de Cascais, mas a dimensão da proposta da Associação Criativa levou a concretização da mesma saísse da esfera OP sendo executada no âmbito das obras municipais de  reabilitação.

A CriArte é um espaço aberto a todo o público mas em especial à juventude, uma vez que vai acolher a nova loja Cascais Jovem e e duas associações juvenis Cascalenses, a Palco da Tua Arte e a Criativa.

O espaço conta com uma sala de espetáculos para 195 pessoas no piso 0, uma sala multiusos e as salas das associações juvenis no 1.º piso e um café no 2.º.

Para o Vereador da Câmara Municipal de Cascais, Nuno Piteira Lopes, pretende-se que este “seja um espaço aberto a todos os jovens artistas, desde a música à dança, passando pelo teatro e até concertos. Hoje, assistimos aqui a pequenas demonstrações de todas estas variantes que são possíveis existir neste novo espaço que é o CriArte. Mas também passa a ser uma oferta a toda a população, tem mais uma loja Cascais Jovem, que vai estar aberta todos os dias da semana, das 10h00 às 18h00, para receber todas e todos os jovens aqui da freguesia.”

Luís Bucho foi um dos jovens que esteve presente na inauguração e ficou muito entusiasmado com este novo espaço: “Isto é excelente, temos um lugar só para nós, onde os jovens podem fazer as suas atividades, criar desde conteúdos de arte até workshops. É excelente e, ao fim ao cabo, temos um espaço pertíssimo da estação, da nova faculdade, e que também está ao pé da praia. É ótimo, era o que nós queríamos”, sublinhou.

Já Gonçalo Mendes, da Associação Juvenil Criativa, adianta que este foi um sonho, tornado realidade. “Para nós é mesmo um sonho tornado realidade. Digo isto por mim, mas também por todos os membros da associação. É um sonho que temos há muito tempo. O projeto foi levado ao orçamento participativo e foi um sonho de vários jovens daqui da zona que achavam que Carcavelos e Cascais precisavam de mais alternativas culturais. Ver o culminar deste espaço é um orgulho gigante e agora estamos à espera de começar a pôr isto a mexer e ter aqui grandes nomes e grandes concertos, mas também dar oportunidade a todas as pessoas que queiram mostrar o seu talento. Muito em breve, vamos ter aqui uma programação bastante forte em que prometemos agradar a todo o tipo de pessoas e a todas as faixas etárias.”

Agora é só esperar que seja anunciada a primeira programação do espaço, mas, quem desejar, pode ir visitar a Loja Cascais Jovem a partir de agora. F.M.C.

Morada: Rua João Silva, Carcavelos.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0