Está aqui
“Versos ao Luar”: noite de poesia no Parque Marechal Carmona












Destinado a crianças entre os 3 e os 10 anos, acompanhadas por um adulto da família, o serão “Versos ao Luar” ajuda a promover o livro e a leitura para crianças através do envolvimento real e da participação ativa das famílias.
Ano após ano a iniciativa tem atraído cada vez mais participantes interessados não só pela poesia, mas também pela vivência noturna do espaço através do acampamento que só nesta noite é permitido. “Tal é a procura que, este ano, as vagas disponíveis para o acampamento se esgotaram em menos de uma hora”, refere a organização. Ao todo, só 38 pessoas, entre as quais crianças dos 3 aos 10 anos e respetivas famílias, puderam trocar a sua cama por uma tenda montada no relvado e aí pernoitar.
Os “campistas” - mais crianças que adultos - começaram a chegar ao longo da tarde para montarem as suas tendas e compor poemas num ateliê que os preparou para uma noite que irá, certamente, ficar na memória dos mais pequenos.
Prolongando-se por pouco mais de duas horas, o serão no Parque Marechal Carmona foi inundado de vozes infantis que leram para toda a assistência os seus próprios poemas. Mas, os pais também foram chamados ao palco improvisado, porque a partilha é o centro de tudo nesta iniciativa.
A noite terminou com um espetáculo interativo, levado à cena por Susana Quaresma, Tânia Cardoso e Joana Manação, da Associação A Monda – Teatro-Música.
Mais uma vez soube a pouco: para o ano, há mais!