CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Violência doméstica. Triste realidade que não escolhe género

Quantos casos existem? Quantos casos são “camuflados” pelas vítimas? Até quando?

Apesar de ser mais expressiva estatisticamente sobre as mulheres, a violência doméstica não escolhe sexo, classe social, nível de formação, situação geográfica ou idade. 

Um crime público que tem que ser combatido a todo o custo, consciencializando toda a comunidade. Cascais depois de uma campanha voltada sobre a vivência feminina, o Fórum Municipal de Cascais contra a Violência Doméstica lança, dia 8 de novembro, no CascaiShopping, junto à área da restauração no Piso 0 a campanha “Os homens podem ser vítimas de violência doméstica”, das 18h00 às 21h00. 

Com a ajuda do teatro e da dança, através de atuações criadas pelo encenador Manuel Jerónimo, dá-se a conhecer a campanha que visa promover uma maior consciencialização da comunidade em geral para este crime público que afeta não só as mulheres, mas também os homens muitas vezes vítimas de violência conjugal.

Ao mesmo tempo, a campanha passa a mensagem, muitas vezes bloqueada por estigmas e tradições, de que todas vítimas devem procurar serviços de apoio especializado, e procura combater a eventual desvalorização social deste fenómeno quando ocorre sobre o sexo masculino.

Investimento essencial numa das áreas prioritárias de atuação do Fórum Municipal de Cascais contra a Violência Doméstica – informar, sensibilizar e educar para a não-violência – esta campanha, bem como a Campanha Violência dirigida às mulheres, divulgada no final de 2017, integra uma estratégia para sensibilizar as vítimas para a tomada de consciência da sua situação, sensibilizar a comunidade para a denúncia da mesma e informar a existência de recursos de apoio.

O Fórum Municipal de Cascais contra a Violência Doméstica, criado em 2003, conta, atualmente, com cerca de 40 membros de organizações locais. Funciona como plataforma temática, desenvolvendo uma intervenção integrada e interdisciplinar com vista a prevenir e combater a violência doméstica (mais info sobre o Fórum: http://cascais.pt/projeto/forum-municipal-de-cascais-contra-violencia-do...).

Mais info: http://bit.ly/NaoaViolenciaDomestica

(AQ)

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0