Está aqui
XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses







O XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) realizou-se este fim de semana, dias 13 e 14 de dezembro, em Viana do Castelo. O Centro Cultural da cidade acolheu centenas de autarcas nacionais, que se reuniram para eleger a nova direção da ANMP, assim como debater as temáticas mais relevantes para os municípios nos próximos anos, nomeadamente autonomia, descentralização, financiamento local, sustentabilidade e coesão territorial.
Nuno Piteira Lopes, presidente da Câmara Municipal de Cascais, assumiu a vice-presidência da ANMP, passando a associação a contar agora com uma vila representada no seu órgão executivo. Ana Abrunhosa, presidente da Câmara Municipal de Coimbra, acompanha o autarca de Cascais na vice-presidência, numa direção liderada agora por Pedro Pimpão, presidente da Câmara Municipal de Pombal, eleito o novo presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, substituindo no cargo Luísa Salgueiro, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos. Já o conselho geral da ANMP passa a ser presidido por Pedro Duarte, presidente da Câmara Municipal do Porto.
Além de Nuno Piteira Lopes, o Município de Cascais esteve também representado no congresso por Nuno Alves, presidente da União das Freguesias de Carcavelos e Parede.
De referir, que a ANMP realiza congressos de dois em dois anos, sendo que só aquele que se segue a eleições autárquicas é eletivo. O Conselho Diretivo desta associação é um órgão executivo composto por um presidente, cinco vice-presidentes e 11 vogais, eleitos pelos delegados no Congresso Nacional em lista plurinominal.
O congresso contou ainda com a presença de Luís Montenegro, primeiro-ministro, e Manuel Castro Almeida, ministro da Economia e da Coesão Territorial.
CMC | DG









