Está aqui
Requalificação da Villa Romana de Freiria
Designação do projeto | Requalificação da Villa Romana de Freiria
Código do projeto | LISBOA-04-2114-FEDER-000023
Objetivo principal | Preservar e proteger o ambiente e promover a eficiência energética
Região de intervenção | Sítio arqueológico entre as localidades de Outeiro e Polima, Freguesia de S. Domingos de Rana
Entidade beneficiária | Município de Cascais
Data de aprovação | 23/03/2017
Data de início | 01/01/2017
Data de conclusão | 26/06/2019
Custo total elegível | 256 136,69 €
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER – 128 068,34 €
Estado atual | Encerrado
Resumo:
O sítio arqueológico villa Romana de Freiria localiza-se na Freguesia de S. Domingos de Rana, num amplo vale entre as localidades de Outeiro e Polima. Situada junto de uma pequena linha de água, subsidiária da ribeira da Lage, numa área de abundantes recursos hídricos e de elevado potencial agrícola a villa Romana foi declarada como Imóvel de Interesse Público em 1990 (Decreto n.º 29/90, DR 1.ª série, n.º 163, de 17/07) e em torno da qual se desenvolveu um Plano de Pormenor, em evolução desde 2006.
Tratava-se de um local com grande valor histórico-cultural, isolado da malha urbana, com escassa sinalização e pouco divulgado junto do público em geral. Apesar deste desconhecimento, a villa Romana de Freiria foi tida como uma importante referência do património arqueológico nacional e peninsular que importava preservar e promover.
O projeto criou as condições necessárias para a abertura diária do sítio arqueológico aos visitantes e para a sua integração nos roteiros turísticos regulares ou de organizações científicas.
As ações desenvolvidas permitiram desenvolver um enfoque cultural e turístico sobre a villa Romana de Freiria e despoletar as condições necessárias para o desenvolvimento de projetos de valorização mais ambiciosos e consentâneos com a importância do sítio arqueológico.
Confirmou-se que o projeto desenvolvido atuou como alavanca catalisadora de novos públicos e serviu para capitalizar conhecimento existente, traduzindo-o para uma linguagem acessível a todos.










