Está aqui
| Investing | 
|---|
XII edição do projeto Voz dos Jovens


























































Arrancou a XII edição do projeto Voz dos Jovens, que ao longo do ano letivo 2025/2026 vai envolver alunos de várias escolas do concelho em sessões de debate, trabalho colaborativo e reflexão sobre o tema “Habitação Jovem”. O encontro de abertura realizou-se a 27 de outubro, na Fundação O Século, marcando o início de mais um ciclo de participação cívica juvenil em Cascais.
Promovido pela Câmara Municipal de Cascais, o projeto pretende estimular a cidadania ativa, capacitar os jovens para o diálogo e aproximá-los dos processos de decisão pública. Nos próximos meses, os participantes vão desenvolver propostas concretas, que no final serão apresentadas ao executivo municipal para análise e possível implementação.
Criado em 2017, o Voz dos Jovens tem abordado temas de relevância social como saúde mental, sustentabilidade, igualdade de género e literacia financeira, incentivando os estudantes a investigar, debater e propor soluções que reflitam as suas preocupações e ideias.
Este ano, o foco recai sobre a Habitação Jovem, um dos maiores desafios das novas gerações, convidando os participantes a pensar soluções inovadoras e realistas para o futuro do concelho.
Mais do que um exercício académico, o projeto é um espaço de escuta e co-construção, onde os jovens são reconhecidos como agentes ativos na definição das políticas públicas locais.
CMC | AMM | SD
Tomada de Posse Órgãos Municipais 2025-2029




































































Um dia histórico para Cascais, com a Tomada de posse dos eleitos para a Assembleia e Câmara Municipal de Cascais para o Mandato de 2025-2029. Uma cerimónia solene que decorreu a 25 de outubro de 2025, no Centro de Congressos do Estoril.
Este é o primeiro ato público dos novos eleitos locais após as eleições de 12 de outubro de 2025, marcando o início do exercício de funções do novo executivo da Câmara Municipal de Cascais e da Assembleia Municipal.
“É um momento muito importante. Representa um novo ciclo e representa também uma nova esperança, nova força e capacidade de olharmos para a frente,” salientou Pedro Mota Soares, presidente da Assembleia Municipal de Cascais cessante, no arranque do evento.
Posteriormente, começou por dar posse aos novos deputados municipais do concelho de Cascais para 2025-2029, explicando que a Assembleia Municipal é o espaço onde “se reúnem os representantes do povo, os presidentes das juntas, o presidente da Câmara e vereadores, e onde os cidadãos podem participar com a sua voz”.
De seguida, foi tempo de Pedro Mota Soares instalar os Órgãos para a autarquia, que, a partir de hoje, conta com Nuno Piteira Lopes como presidente da Câmara Municipal de Cascais, Luís Almeida Capão na vice-presidência e nove vereadores.
Conheça a Composição da Câmara Municipal de Cascais eleita aqui
Nuno Piteira Lopes assume presidência da Câmara Municipal de Cascais
“Hoje cumpro um sonho de criança. Um sonho que há 20 anos se transformou num objetivo de vida. E que neste momento, aqui, diante de vós, se concretiza com uma emoção que mal consigo conter,” começou por revelar Nuno Piteira Lopes, presidente da Câmara Municipal de Cascais, acrescentando: “Aceito esta responsabilidade com toda a humildade, mas ao mesmo tempo também com toda a determinação. Porque servir Cascais não é um cargo, será a missão da minha vida,” assumiu o autarca.
Em relação ao resultado das eleições, Nuno Piteira Lopes garante que percebeu que e que querem uma governação mais diversificada, com mais partidos no governo.
“Cascais merece líderes que coloquem o bem comum acima de qualquer interesse partidário. E é com esse espírito que trabalhei nos últimos meses e que vou trabalhar nos próximos anos. Falei com todos. Abri o coração, e estendi a mão a cada eleito, independentemente da cor política. Convidei todos a fazerem parte desta jornada. Porque Cascais está acima de todos nós,” revelou Nuno Piteira Lopes garantindo compreender o resultado das eleições.
Num discurso carregado de emoção, Nuno Piteira Lopes aproveitou também para agradecer ao seu antecessor: “Durante muitos anos, tive o privilégio de ajudar a construir o Cascais de excelência que hoje conhecemos. Conheço cada desafio. Conheço cada oportunidade. Conheço o caminho. Quero por isso mesmo, hoje aqui e agora perante todos vós, agradecer ao Carlos Carreiras tudo o que me ensinou e tudo o que fez por Cascais.”
Nuno Piteira Lopes aproveitou ainda o momento para identificar os sete eixos estratégicos “que vão posicionar Cascais como a Capital da Qualidade de Vida em Portugal”:
- Saúde e Bem-Estar Pessoal,
- Sustentabilidade Ambiental e Vivência do Território,
- Educação para todas as gerações e valorização do talento humano: A Geração Cascais,
- Participação Democrática e Transparência Municipal,
- Equilíbrio Habitacional e Liberdade de Movimento,
- Segurança,
- Economia e Investimento: Marca Cascais.
“Cascais é Para Toda a Vida. Esta é a nossa assinatura. Este é o nosso compromisso. Este é o nosso destino. E nada, absolutamente nada, nos fará desviar deste caminho. Muito obrigado, Cascais. Muito obrigado pela confiança. Vamos fazer história. Juntos. VIVA CASCAIS!,” concluiu o presidente da Câmara Municipal de Cascais.
A Tomada de Posse dos Órgãos Municipais 2025-2029 contou ainda com a presença de Miguel Pinto Luz, ministro das Infraestruturas e da Habitação, Carlos Carreiras, ex-presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Isaltino Morais, presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Marco Almeida, presidente da Câmara Municipal de Sintra, Hugo Moreira Luís, presidente da Câmara Municipal de Mafra, vários colaboradores do universo municipal e comunidade cascalense.
Reveja o direto da Cerimónia de Tomada de Posse
CMC/FMC/MC/PM/SM/BC
O PESA continua a promover a literacia ambiental












Desde 2012, o Programa de Educação e Sensibilização Ambiental leva o meio ambiente, a natureza, a ciência e a sustentabilidade diretamente aos alunos, procurando que estes se tornem ambientalmente mais conscientes e participativos. Para além disso, através de atividades, dinâmicas e ações de sensibilização, o PESA tornou-se num instrumento complementar ao trabalho dos professores.
Nesta quarta-feira, 15 de outubro, o auditório da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril foi, novamente, palco do lançamento de mais uma edição deste programa. A sala encheu-se de professores, que marcaram presença para conhecer as novidades que este ano letivo traz para as suas aulas.
“Só este ano tivemos 225 professores envolvidos, que utilizaram quer a sala de aula, quer este património imenso que temos no concelho, para ensinar aos alunos de uma forma mais prática aquilo que são os desafios da mente humana, os desafios do conhecimento, e, acima de tudo, semear aquilo que é mais importante, essa energia que não se esgota, que é a criatividade,” realçou Luís Capão, Presidente do Conselho de Administração da Cascais Ambiente.
Este início da 13ª edição do programa foi também oportunidade para reconhecer os professores, escolas e agrupamentos de escolas pelo seu empenho na promoção da educação e literacia ambiental através do PESA. Foram vários os docentes e membros da comunidade educativa que receberam os “Galardões de Mérito Ambiental” das mãos de Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, e de Diana Vale, vereadora.
Ao longo do ano letivo 2024/2025, o PESA realizou 1.372 ações de Educação Ambiental, impactando mais de 30 mil alunos, 266 turmas, 69 escolas do concelho e 225 professores.
Para além das habituais atividades, que procuram aproveitar o património natural do concelho, bem como as infraestruturas existentes, foram anunciadas atividades como “Quem Vive Aqui” e “Do Lixo ao Luxo”, que prometem trazer novas formas de formar cidadãos com maior literacia ambiental e que se tornam voz ativa na promoção da sustentabilidade ambiental.
CMC | DCG | BN | LB
7.ª Gala Solidária dos Bombeiros do Estoril




















O Salão Preto e Prata do Casino Estoril voltou a encher-se de solidariedade, emoção e boa disposição na noite da 7.ª Gala Solidária dos Bombeiros do Estoril. O evento, que já é uma referência no concelho, teve como principal objetivo a angariação de fundos essenciais para o apoio às corporações de bombeiros locais, reforçando o reconhecimento e a gratidão da comunidade para com os "heróis de capacete".
A noite foi conduzida com simpatia e dinamismo por José Carlos Malato e Vanessa Oliveira, e contou com um cartaz de luxo que garantiu momentos inesquecíveis. Subiram ao palco artistas como João Pedro Pais, Micaela, Mimi Cat, Fernando Pereira, Mico da Câmara Pereira, Filipe Gonçalves, Rita Cruz e o emblemático Coro de Santo Amaro de Oeiras. A comédia também teve lugar de destaque com as participações hilariantes de Jel e de Sinceramente, que arrancaram gargalhadas e aplausos do público.
Um dos momentos mais marcantes da gala foi a entrega simbólica de um capacete dos bombeiros a Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, como forma de homenagem pelo seu contínuo apoio às corporações do concelho.
A autarquia esteve representada ao mais alto nível, com a presença dos vereadores Diana Vale e Francisco Kreye, reforçando o compromisso da autarquia com a valorização e apoio às forças de proteção civil.
A forte adesão do público e o sucesso da gala demonstram, mais uma vez, a união da comunidade de Cascais em torno das suas instituições e daqueles que diariamente se dedicam a salvar vidas e a proteger todos nós.
CMC | GN | FMC
Visita às obras de Habitação Municipal


























A visita às obras de Habitação Municipal decorreu na passada quarta-feira, dia 8, e contou com a presença de Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais.
Ao todo, estão em desenvolvimento sete empreitadas, que representam um investimento superior a 47 milhões de euros. O financiamento é assegurado maioritariamente pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e pelo programa 1.º Direito.
Este investimento enquadra-se na estratégia municipal de garantir soluções de habitação digna para todos, reforçando a coesão social e promovendo a qualidade de vida no concelho.
Talaíde
A visita teve início na freguesia de São Domingos de Rana, na Rua da Ara, em Talaíde, onde estão a ser construídos 12 fogos habitacionais. Este projeto responde à necessidade de reforçar a oferta habitacional numa das zonas em crescimento do concelho.
Conceição da Abóboda
Seguiu-se a deslocação à Rua de São Valentim, na Conceição da Abóboda, onde decorrem as obras para a criação de 36 novos fogos.
Ainda nesta localidade, foi visitado o projeto da Praça David Mourão Ferreira, já concluído, que disponibiliza 8 fogos habitacionais. Estes serão em breve entregues aos candidatos selecionados nos concursos de habitação.
Sassoeiros
Em Sassoeiros, estão em construção 52 fogos habitacionais, correspondentes a um dos maiores projetos atualmente em curso. A intervenção permitirá dar resposta a um número significativo de famílias com carência habitacional identificada.
Alcoitão
Na Rua Ivone Silva, em Alcoitão, decorrem as obras para a criação de 18 novos fogos. Este projeto contribui para a revitalização urbana da zona e para a inclusão de respostas habitacionais diversificadas.
Bairro da Cruz Vermelha
No Bairro da Cruz Vermelha, na Rua Calouste Gulbenkian, estão a ser edificados 48 fogos, distribuídos por quatro lotes. Esta intervenção representa um passo importante na requalificação deste bairro e no reforço das condições de habitação para os seus residentes.
Alvide
Por fim, em Alvide, na Rua Engenheiro José Ulrich, encontram-se em construção 16 fogos habitacionais. Esta empreitada reforça a presença de habitação pública numa das zonas residenciais mais tradicionais do concelho.
No total, o município de Cascais irá disponibilizar 182 novos fogos de habitação pública. Dos quais, 8 já se encontram concluídos e prontos a ser entregues, enquanto os restantes 174 serão atribuídos através de concursos públicos a lançar após a conclusão das respetivas obras.
Este conjunto de investimentos reflete o papel da autarquia com o direito à habitação, com soluções pensadas para servir a diversidade da população e garantir que todos têm acesso a uma habitação digna e adequada.

Aberto o Centro de Dia de Matos Cheirinhos


























































Foi durante a manhã de 19 de setembro que se inaugurou o Centro de Dia de Matos Cheirinhos, um novo equipamento social pensado para garantir melhores condições de vida à população sénior da freguesia.
Com 60 lugares disponíveis, salas amplas, jardim e terraço, o espaço oferece agora uma resposta moderna e adequada às necessidades atuais da comunidade.
A cerimónia contou com a presença de Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, e de Isabel Miguéns de Almeida Bouças, provedora da Santa Casa da Misericórdia de Cascais, que sublinhou: “Hoje são eles, mas amanhã pode ser qualquer um de nós.”
O momento ficou ainda marcado pela atuação do grupo de coro, que emocionou todos com uma cantiga dedicada à Câmara Municipal de Cascais: “Obrigada pela nossa nova casa, que vamos usar com carinho e dedicação.”
A gestão do equipamento será assegurada pela Santa Casa da Misericórdia de Cascais, parceira com experiência consolidada no apoio à população mais velha. Cofinanciado pelo PRR, este projeto traduz o compromisso do Município em promover a qualidade de vida, a inclusão e o futuro da população sénior.
CMC | AMM | LB

Leadership Summit Next Gen


























A Leadership Summit Next Gen, considerada a maior iniciativa nacional dedicada à liderança jovem, realizou-se esta terça-feira, dia 10, no auditório da Universidade Nova SBE, em Carcavelos. O evento juntou dezenas de jovens talentos, oradores de renome como José Milhazes, Maria Castello Branco, Catarina Silva, entre outros, num dia marcado pela partilha de ideias, inspiração e compromisso com o futuro.
Organizada pela Tema Central em parceria com os Global Shapers do Fórum Económico Mundial – Lisbon Hub, a cimeira destacou-se como um espaço de aprendizagem e reflexão, dando voz à nova geração de líderes que pretende transformar o mundo com visão, inovação e responsabilidade.
Ao longo do dia, os participantes tiveram acesso a painéis de discussão, tempo para a passagem de um microfone pelo público, dando a oportunidade de questionar oradores em palco, talks inspiradoras e momentos de networking, sempre com foco no desenvolvimento de competências-chave para os desafios do século XXI.
O pensamento crítico, inteligência artificial, a liderança consciente e a capacidade de adaptação foram alguns dos temas centrais abordados pelos diversos oradores.
A Leadership Summit Next Gen reforça, assim, o seu papel enquanto plataforma de capacitação jovem, incentivando os líderes do futuro a assumirem um papel ativo na construção de uma sociedade mais justa, sustentável e inovadora.
CMC | GN | NG | PM
Richie Campbell encerra hoje as Festas do Mar em Cascais
 
    Cascais despede-se hoje das Festas do Mar com um concerto muito aguardado, que contará com a presença de Richie Campbell, João Só, Bianca Barros e Benedita Sarsfield a abrir o Palco Super Bock.
Este espetáculo, inicialmente previsto para a passada quinta-feira, foi adiado devido ao luto nacional decretado nesse dia. Assim, o concerto terá lugar esta noite, dia 8, encerrando em grande a edição de 2025 das Festas do Mar, que ao longo das últimas semanas encheram a Baía de Cascais de música, cultura e celebração.
A entrada, como habitual, é livre, e espera-se uma grande afluência de público para ver um dos maiores nomes da música nacional, Richie Campbell irá atuar no Palco Cascais por volta das 22 horas, bem como os talentosos artistas João Só, Bianca Barros e Benedita Sarsfield, que inicia a música das festas a partir das 18 horas.
A Câmara Municipal de Cascais convida todos os munícipes e visitantes a juntarem-se nesta despedida memorável, celebrando a música e a comunidade num dos palcos mais emblemáticos do país.
Não perca! Hoje, dia 8, segunda-feira, na Baía de Cascais.
Como chegar de transportes? Veja aqui toda informação.
Comunidade Educativa dá início ao ano letivo 2025/2026




















O Parque Marechal Carmona acolheu, no dia 5 de setembro, a sessão de Boas-vindas à Comunidade Educativa, iniciativa que assinalou o arranque do ano letivo 2025/2026 em Cascais.
O encontro reuniu representantes da rede de ensino, associações de pais, parceiros educativos e funcionários, num momento de partilha que combinou balanço do trabalho realizado, apresentação de perspetivas para o novo ano letivo e momentos culturais e artísticos.
A manhã abriu com uma apresentação de dança da Art Lab, a que se seguiu um espetáculo de improviso protagonizado por Ricardo Karitsis e Paulo Cintrão, que trouxe dinamismo e criatividade à plateia.
Seguiu-se um conjunto de workshops dinamizados por recursos locais, que convidaram à descoberta de diferentes áreas, desde a sustentabilidade à culinária. Entre os destaques, atividades como “Parque sobre Azul”, “Rôbisco”, “RIO – Decoração de Barco”, “Ao Mar – Embarcação Estou p’ra Ver”, “OHficina” e “Lancheira Criativa”, dinamizada por Teresa Horta Colaço, sempre com recurso a produtos da horta do Brejo das Terras de Cascais, sublinhando a importância do aproveitamento dos recursos locais.
Num ambiente de proximidade, reflexão e convívio, a comunidade educativa teve oportunidade de reforçar laços e alinhar prioridades para o ano letivo que agora começa.
O encontro terminou com um brunch partilhado e com o tradicional gelado Santini, símbolo de celebração coletiva.
Mais do que um evento de arranque, esta ação reafirma Cascais como um território educativo que valoriza a participação de todos, aposta na inovação e promove uma escola inclusiva, preparada para responder aos desafios do futuro.
CMC | AMM | AG
Bárbara Bandeira ilumina noite de domingo nas Festas do Mar
















































Bárbara Bandeira marcou o quarto dia das Festas do Mar 2025, num programa que tem enchido a Baía de Cascais de música, cultura e emoção. Foi um dia vivido intensamente, com atuações que celebraram o talento emergente da música portuguesa, numa paisagem única com o mar como pano de fundo.
Barbara Bandeira iluminou a noite na Baía
A noite deste domingo, dia 31, terminou com a atuação de Bárbara Bandeira, que encantou milhares de pessoas com os seus grandes êxitos e uma presença magnética. A cantora que atuou pelo segundo ano consecutivo no palco virado para o Atlântico deu ao concerto uma atmosfera única, onde a música, o mar e a energia do público se fundiram num espetáculo inesquecível.
“Para mim, cantar em Cascais é sempre uma alegria gigante. Não só porque tenho aqui os meus amigos todos, porque é um concerto perto, mas porque de facto o público é sempre maravilhoso e fiquei mesmo muito feliz. Já tenho vontade de voltar cá mais vezes”, disse a cantora em entrevista exclusiva para a Câmara Municipal de Cascais.
Após ser questionada sobre a possibilidade de viver neste concelho, a cantora respondeu: “gostava muito de ter uma casa aqui. É uma zona que me apaixona muito, e adoro o Guincho. No geral sinto me muito bem aqui, portanto, assim que houver a oportunidade tenho de procurar mais casas e ver se consigo vir para cá viver”, e ainda salientou que é a segunda vez que vem cantar neste palco, e mantem o desejo de cá voltar para uma terceira vez.
Os Vizinhos trouxeram o pôr do sol
Com o pôr do sol a pintar a Baía, os Vizinhos tomaram conta do palco Cascais e ofereceram um concerto vibrante, onde a proximidade entre a banda e o público foi o fio condutor. As canções da banda alentejana, “Pôr do sol” e “Pobre Ex-Namorado”, foram êxitos que embalaram os presentes num ambiente descontraído e festivo.
Com quase 10 milhões de visualizações nas plataformas digitais, a banda reuniu uma maré de gente para os ver, “Podemos descrever este concerto como inesquecível. As Festas do Mar é mesmo um mar de gente, e estamos muito contentes porque esperávamos, e estávamos com muitas expectativas que foram excedidas. Sem dúvida dos melhores concertos até agora”, segundo palavras dos próprios artistas.
Esta foi a estreia do conjunto de Évora, em Cascais, onde presentearam a plateia com dois novos singles ainda por sair, um deles chama-se “Casar é para esquecer” e após serem questionados se Cascais é para casar, os artistas disseram: “Cascais é para casar, e com certeza todos os dias”.
Sofia Hoffmann abriu o Palco Cascais
Às 19h, foi a vez de Sofia Hoffmann abrir o Palco Cascais, num concerto elegante e envolvente que cruzou o jazz, o pop e as sonoridades do mundo. A sua voz serena e interpretação sofisticada conquistaram o público num fim de tarde bastante tranquilo.
Estreia de Carlota Ulrich ao vivo no Palco Super Bock
A tarde arrancou com um momento especial: o primeiro concerto ao vivo de Carlota Ulrich, que subiu ao palco Super Bock às 18h. A jovem cantora apresentou o seu single, “Para Hoje Te Dizer Olá”, e ainda aproveitou o momento para apresentar a sua nova música “Não era por aqui”, que segundo a cantora irá sair em meados de setembro.
Carlota reuniu um vasto público, e contou com a participação de duas convidadas especiais para duetos em momentos distintos, entres elas Elisa e Carolina de Deus. Uma atuação emotiva e intimista que revelou o seu talento promissor.
As Festas do Mar continuam na próxima quinta-feira, dia 4 de setembro, com Richie Campbell, João Só e Bianca Barros a atuar no Palco Cascais, que prometem manter viva a tradição, a alegria e a partilha que fazem deste evento um dos mais emblemáticos do verão em Cascais.
Cascais convida toda a comunidade a continuar a celebrar a música e a cultura nestes dias de festa.
CMC | GN | RP | CT










