Está aqui
Arquivo Histórico Municipal de Cascais
Av. da República, nº 132
2750-298 Cascais
Horário:
Atendimento Arquivo Histórico Municipal de Cascais: 2.ª a 6.ª feira, 9h00-13h00 | 14h00-17h00
Exposições: 2.ª a 6.ª feira, 9h00-13h00 | 14h00-17h00 e sábados, domingos e feriados, 10h00-13h00 | 14h00-18h00
Arquivo Histórico Municipal de Cascais assinala 25 anos com novos registos para consulta online





Num ano marcado pela aposta na difusão online da preciosa documentação à sua guarda, atualmente organizada em 57 Fundos e Coleções, com datas extremas de 1386 a 2011, a Coleção Municipal de Bilhetes-Postais Ilustrados junta-se agora aos cerca de 80 mil registos e 14 mil imagens já acessíveis para pesquisa no endereço do Arquivo Histórico Digital.
Também o Guia Digital do Arquivo Histórico Municipal – disponível para consulta e download desde 7 de junho – se tornou numa obra de consulta obrigatória para todos os interessados pela história do concelho.
Simultaneamente, procurou-se dotar o sistema informático dos requisitos tecnológicos exigidos para a adesão à Rede Portuguesa de Arquivos, de forma a tornar possível a disponibilização de toda a informação já processada através de agregadores nacionais e internacionais, como o Portal Português de Arquivos ou a Europeana, que futuramente alargarão a possibilidade de consulta da documentação a novos utilizadores.
Arquivo Histórico Municipal de Cascais
A história de Cascais encontra-se amplamente registada na valiosa documentação que se conserva no Arquivo Histórico Municipal. Do quotidiano da vila no tempo dos Descobrimentos, à vivência dos refugiados e exilados antes e depois da Segunda Guerra Mundial, este Arquivo disponibiliza a todos os investigadores, fontes fundamentais, que remontam ao século XIV.
Criado em 1987, o Arquivo Histórico tem como missão a gestão de todos os materiais correspondentes a processos concluídos, depois de prescritas as respetivas condições de reabertura, já não consultados pelos serviços e selecionados em função do seu valor arquivístico, cumprindo-lhe, assim, preservar, tratar arquivisticamente e tornar acessíveis todos os documentos à sua guarda; e, ainda, promover a recolha de documentação considerada de interesse para a história municipal, nacional ou internacional, por compra, depósito ou doação; propor a divulgação e publicação de documentos inéditos ou de trabalhos de investigação, designadamente acerca da história do município ou de figuras e temáticas que se relacionem com a documentação conservada; e fomentar a realização de atividades culturais, como exposições e conferências, relacionadas com o seu acervo ou a história local. Em 2003, foi também incumbido da gestão da documentação do Arquivo Intermédio Municipal.
Saiba mais aqui.









